TAISSA SOUSA: Deputada propõe criação do 'Dia Estadual Verde e Rosa' pela saúde da mulher

Projeto visa conscientizar e prevenir o câncer de mama, câncer de colo do útero, sífilis e sífilis congênita, com ações anuais em todo o estado

TAISSA SOUSA: Deputada propõe criação do 'Dia Estadual Verde e Rosa' pela saúde da mulher

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em mais uma iniciativa voltada para a saúde pública, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) apresentou o Projeto de Lei nº 2441/23 na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, instituindo o "Dia Estadual Verde e Rosa". A proposta visa a conscientização e prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero, além do combate à sífilis e sífilis congênita, com foco especial nas mulheres. 
 
O projeto define o terceiro sábado de outubro como a data oficial para a realização das ações, que devem envolver tanto a rede pública quanto a privada de saúde em um regime de cooperação. A iniciativa reforça a importância de medidas de promoção à saúde, sensibilizando a população sobre doenças que afetam especialmente o público feminino.
 
A justificativa do projeto destaca a adesão de Rondônia às campanhas mundiais de conscientização sobre saúde da mulher, alinhando-se a políticas que buscam não apenas informar, mas prevenir e combater essas doenças por meio de ações de mobilização social e atendimento médico.
 
Segundo a deputada Dra. Taíssa Sousa, a proposta é uma resposta à necessidade crescente de cuidados preventivos, especialmente em regiões mais afastadas do estado, onde o acesso a informações e serviços de saúde pode ser limitado. "Nosso objetivo é promover a conscientização e garantir que mulheres em todo o estado tenham acesso a exames e orientações que podem salvar vidas", afirmou a deputada.
 
Agora, o projeto aguarda a tramitação na Assembleia Legislativa e, caso aprovado, representará um importante avanço para a saúde feminina em Rondônia, com impacto direto na redução de casos de câncer de mama, colo de útero e sífilis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS