TAISSA SOUSA: Deputada indica ações preventivas contra a febre Oropouche em Rondônia

Estado é o segundo mais afetado pela doença no país

TAISSA SOUSA: Deputada indica ações preventivas contra a febre Oropouche em Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é o segundo estado do Brasil com o maior número de casos de Febre Oropouche em 2024. Este dado foi informado pelo Ministério da Saúde (MS), que já registrou mais de 1,7 mil notificações da doença no estado. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) protocolou uma indicação parlamentar no mês de maio solicitando a realização de palestras e campanhas nas escolas, faculdades, centros comunitários e secretarias sobre a febre, abordando o que é, e as maneiras de prevenção para a febre.
 
“Já vejo movimentações para prevenção da doença em outros estados. Para que possamos ter um sistema de saúde fortalecido precisamos dessas informações com frequência à população, além de capacitação para os profissionais da saúde. Precisamos também da união dos poderes para trabalharmos em políticas públicas efetivas”, expressou a deputada. A febre Oropouche é transmitida por um mosquito chamado de maruim ou meruim. De acordo com a prefeitura de Porto Velho, até o mês de maio do corrente ano, foram notificados 287 casos de pacientes que chegaram até a unidade médica com sintomas parecidos com dengue e chikungunya.
 
A arbovirose acontece principalmente na região Amazônica. O Amazonas lidera o ranking da doença, com 3.564 notificações. Em seguida, está Rondônia, com 1.748 confirmações da doença, segundo o MS. A iniciativa da deputada busca fortalecer o sistema de saúde, pois o alerta à população sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de controle do vetor, diminui os impactos negativos dessa doença emergente e protege o bem-estar dos rondonienses.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS