DECISÃO: STF nega retorno de Welinton Fonseca à presidência da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

Min. Cármen Lúcia foi relatora do caso; em inquérito, vereador é acusado de cobrar propina

DECISÃO: STF nega retorno de Welinton Fonseca à presidência da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

Foto: Reprodução da Câmara Municipal de Ji-Paraná

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Supremo Tribunal Federal (STF) barrou o seguimento de uma reclamação que questionava o afastamento de Welinton Fonseca (MDB), vereador de Ji-Paraná, do cargo de Presidente da Câmara Municipal do município. A decisão, proferida pela ministra Cármen Lúcia, foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça na quarta-feira (15). 
 
A defesa de Fonseca alegou que a decisão do afastamento descumpria a Súmula Vinculante de n. 46. Cármen Lúcia defendeu o contrário, e argumentou que a decisão contestada não violou a súmula, pois o uso do Regimento Interno da Câmara Municipal para o afastamento do vereador não configurou descumprimento da norma.
 
A Súmula Vinculante n. 46 estabelece que a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das normas de processo e julgamento são de competência legislativa exclusiva da União. A decisão do STF reforça a importância de respeitar as competências legislativas determinadas pela Constituição.
 
A decisão reforça a necessidade de uma análise cuidadosa dos casos apresentados ao STF, garantindo o cumprimento das normas e princípios constitucionais. Além disso, ressalta a importância do devido processo legal e da correta aplicação das leis em situações de conflito de competência.
 
Welinton Fonseca foi afastado da Presidência da Câmara após uma operação da Polícia Civil que afastou o vereador do mandato por 120 dias. No inquérito ele é acusado de usar o cargo de presidente para negociar com o executivo a aprovação de uma lei, e cobrar propina para isso.

Documentos anexos

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS