FERNANDO MÁXIMO: Deputado manifesta repúdio a decreto da Comissão Nacional de Residência Médica

Fernando Máximo manifestou solidariedade à instituições médicas que lutam contra o Decreto nº 11.999

FERNANDO MÁXIMO: Deputado manifesta repúdio a decreto da Comissão Nacional de Residência Médica

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Dr. Fernando Máximo (UB-RO) manifestou solidariedade à Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e demais instituições médicas que lutam contra o Decreto nº 11.999, promulgado no último dia 17. A legislação dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
 
Na opinião do congressista rondoniense, o dispositivo legal representa um retrocesso para o exercício da medicina no Brasil. “O Governo impediu que as entidades médicas continuassem a participar da Comissão, sem apresentar qualquer justificativa e, além disso, dobrou o número de representantes aliados da própria base governista na Comissão”, lamentou o parlamentar de Rondônia.
 
Além de delinear as funções de regulação, supervisão e avaliação dos programas de residência médica, o decreto também estabelece diretrizes para o funcionamento destes programas e define a composição da Comissão responsável por supervisionar e regular a especialização médica no Brasil. Ao alijar a classe médica da participação nestas discussões técnicas, a legislação apresenta riscos quanto à formação de futuros médicos, a saúde da população a ser assistida por possíveis profissionais despreparados e atenta aos preceitos éticos da Medicina.
 
Além de parlamentar, Dr. Fernando Máximo é médico de carreira e alerta sobre os riscos deste decreto. “A Fenam e demais órgãos representativos da Medicina tem se mobilizado para revogar este decreto que visivelmente atende aos interesses obscuros de um grupo que nada tem a acrescentar a Medicina. As entidades médicas estão comprometidas a estabelecer a união e a mobilização pelo estabelecimento de um sistema de saúde de qualidade e que promova sempre o bem-estar da sociedade a quem a prestação do serviço médico é destinada”, finaliza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS