SUMIRAM NA FOLIA: Fiscalização confirma falta de plantonistas e escalas com erros durante Carnaval

Verificação do TCE foram motivadas por denúncias da população, além de situação precária em unidades de saúde

SUMIRAM NA FOLIA: Fiscalização confirma falta de plantonistas e escalas com erros durante Carnaval

Foto: Divulgação/TCE-RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o período de Carnaval, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) conduziu inspeções inesperadas em estabelecimentos de saúde do estado. Estas inspeções ocorreram no sábado (10) e na segunda-feira (12).

 

Durante as verificações foram observadas escalas de trabalho "conflitantes" e, em alguns casos, a ausência de profissionais de saúde para atender às necessidades da comunidade.

 

De acordo com o TCE, as inspeções foram desencadeadas após denúncias recebidas pelo órgão a respeito da escassez de profissionais em regime de plantão.

 

No primeiro dia, foram alvo das inspeções:

 

- Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) - Cacoal

 

- Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da Zona Sul e Zona Leste - Porto Velho

 

- Pronto-atendimento Ana Adelaide

 

- Pronto-Socorro João Paulo II

 

Segundo o TCE, na UPA da Zona Leste todos os profissionais de saúde estavam presentes, porém em outras unidades foram observadas escalas de trabalho "conflitantes" e, em alguns casos, ausência de profissionais em desacordo com a carga horária estabelecida.

 

 

Ademais, foram identificadas condições precárias de infraestrutura em algumas unidades, como o Hospital João Paulo II, onde pacientes aguardavam por leitos em macas nos corredores, utilizando equipamentos improvisados.

 

Na segunda visita, realizada na segunda-feira (12), o TCE retornou ao Pronto-Socorro João Paulo II, Pronto-atendimento Ana Adelaide e UPAs Sul e Leste de Porto Velho. No domingo (11), o TCE também inspecionou o Hospital Municipal e a UPA de Ji-Paraná.

 

Os relatórios das visitas foram encaminhados aos responsáveis pelas unidades, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.

 

Até o momento, não houve manifestação por parte da Prefeitura de Porto Velho ou do Governo do Estado sobre as irregularidades apontadas pelo TCE.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS