CONFÚCIO MOURA: Concessão da BR-364 vai ao TCU ainda neste ano, diz ministro dos Transportes

Serão mais de R$ 4 bilhões investidos em 729 quilômetros, indo de Porto Velho a Vilhena, na fronteira com o Mato Grosso

CONFÚCIO MOURA: Concessão da BR-364 vai ao TCU ainda neste ano, diz ministro dos Transportes

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O protagonismo político do senador Confúcio Moura junto ao governo federal mais uma vez foi realçado nesta manhã. Chamado pelo ministro dos transportes, Renan Filho, os dois anunciaram o início do processo de concessão da BR 364, em todo o seu trecho de Porto Velho a Vilhena, indo até a fronteira do estado de Rondônia e Mato Grosso.
 
Na ocasião, o ministro informou que encaminhará os projetos de Edital e Leilão para o Tribunal de Contas da União (TCU) e tão logo o colegiado os aprovem, iniciará o processo licitatório. “Estamos chamando este projeto de Rota Agro Norte. A BR-364 é um grande corredor de exportação, pelo Rio Madeira, uma hidrovia fundamental para o Brasil. Estamos concedendo toda a BR-364, desde Goiás. A estimativa é publicar o edital no primeiro semestre de 2024 e realizar o leilão no semestre seguinte”, anunciou Renan Filho.
 
O bloco que percorre o estado de Rondônia é o chamado CN 5, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e prevê a concessão do trecho de 729 quilômetros entre Vilhena e Porto Velho. A proposta prevê um volume de recursos de R$ 4,08 bilhões para um contrato de 30 anos e taxa de retorno de 8,47%, de acordo com dados apresentados por Renan Filho. A estimativa é de implantação de sete praças de pedágio, o que indica uma distância média de 100 quilômetros entre cada um deles.
 
A chamada Rota Agro Norte é uma das 12 concessões de rodovias que o governo federal anunciou que fará em 2024. Algumas já estão com editais aprovados no TCU, como é o caso da BR-040/MG, por exemplo, cujo edital o governo trabalha para publicar ainda neste ano, para a disputa acontecer em 2024.
 
“Chamei o senador Confúcio Moura para anunciarmos esta grande conquista e aspiração do povo de Rondônia. Ele é um dos mais lutaram para que isso acontecesse. Na próxima semana faremos uma reunião nos moldes da que fizemos na terça-feira para anunciar o lançamento do Edital da ponte binacional Brasil-Bolívia e vamos detalhar para todos como se dará o processo de concessão da BR 364. Parabéns senador, o seu trabalho é incansável”, parabenizou o ministro.
 
Confúcio Moura agradeceu as palavras do ministro e afirmou que os dois anúncios ocorridos nesta semana mudariam e realidade econômica de Rondônia. “Com a ponte binacional Brasil-Bolívia, a rota para o Pacífico se torna algo real, concreto. O anuncio da concessão da BR 364, feito agora pelo ministro Renan Filho, que pressupõe a duplicação da rodovia, nos conecta com o Brasil de forma definitiva e moderna. Deixaremos de ser um lugar que não chega nunca para sermos o espaço de conexão entre os países andinos e os grandes mercados e metrópoles brasileiras”, afirmou o parlamentar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS