CRISTIANE LOPES: Deputada manifesta apoio à campanha mundial do Outubro Rosa

Com foco na prevenção do câncer de mama o mês de outubro é de solidariedade, informação e apoio às mulheres que enfrentam desafios únicos na luta contra a doença

CRISTIANE LOPES: Deputada manifesta apoio à campanha mundial do Outubro Rosa

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

À medida que outubro se colore de rosa, a deputada federal Cristiane Lopes, comprometida com a saúde e o bem-estar das mulheres e mães, destaca a importância do Outubro Rosa, uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Este mês é dedicado a aumentar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
 
Este ano, a deputada federal Cristiane Lopes direciona seu apoio especial às mulheres e mães atípicas, aquelas que enfrentam desafios únicos e muitas vezes invisíveis no contexto da saúde feminina. “Muitas vezes, essas mulheres têm necessidades especiais de saúde, devido a condições médicas pré-existentes ou outras circunstâncias que podem tornar o tratamento e a conscientização sobre o câncer de mama ainda mais complexo”, afirma.
 
Dados da pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, apresenta um cenário preocupante de crescimento dos casos de câncer no país para o próximo triênio. Entre 2023 e 2025, a estimativa para o todo o Brasil é de 704 mil novos casos registrados a cada ano. 
 
Em Rondônia a pesquisa aponta para uma estimativa de mais de 8 mil novos casos de câncer até 2025. Ou seja, o estado deve registrar 2,7 mil diagnósticos de câncer até o fim deste ano e mais de 8 mil no triênio entre 2023 e 2025.
 
Cristiane Lopes destaca a necessidade de abordar a acessibilidade, garantindo que todas as mulheres, independentemente de suas condições, tenham acesso a informações sobre o câncer de mama e aos exames de rastreamento necessários, apoio emocional, reconhecendo as necessidades emocionais únicas das mães e mulheres oferecendo apoio psicológico e emocional durante todo o processo de tratamento. 
 
“A conscientização não se limita apenas ao mês de outubro. Estou comprometida em apoiar programas de saúde contínuos que abordem essas questões durante todo o ano, direcionando meu empenho principalmente às mulheres e mães atípicas em Rondônia. Para que todas as mulheres tenham acesso a informações, exames e tratamentos necessários para enfrentar o câncer de mama e outros desafios de saúde”.
 
Nesse contexto também, a parlamentar, durante seu mandato como vereadora em Porto Velho, contribuiu significativamente para a causa ao ser aprovada a Lei Municipal, de sua autoria, nº 2.404, de 7 de junho de 2017. Esta lei institui o "Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama” a ser celebrado anualmente em 23 de outubro. 
 
O Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, conforme estabelecido na lei, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce desse câncer, que afeta milhares de mulheres todos os anos. A lei prevê a cooperação entre o município de Porto Velho, a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas para promover campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas.
 
Tais iniciativas visam não apenas informar a comunidade sobre os riscos e métodos de prevenção do câncer de mama, mas também incentivar a realização de exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.
 
“Assim, afirmo meu comprometimento contínuo com a saúde das mulheres, não apenas em Porto Velho, mas em todo o país, abraçando não somente a causa do Outubro Rosa como também promovendo a conscientização sobre o câncer de mama em todos os meses do ano”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS