CONFÚCIO MOURA: Senador confirma licitação para construção da ponte binacional Brasil-Bolívia

Objeto de tratado assinado em 1903, a obra é indispensável para o acesso ao Pacífico e para a regulação de transações comerciais entre o Brasil e os países andinos

CONFÚCIO MOURA: Senador confirma licitação para construção da ponte binacional Brasil-Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, confirmou nesta segunda-feira (17), uma notícia que é aguardada há muitos anos pelos rondonienses: a licitação para a contratação de empresa para a execução das obras da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré, acessos viários e complexos aduaneiros de fronteira, ligando o Brasil (Guajará-Mirim) e a Bolívia (Guayaramerin), na rodovia BR-425/RO.
 
 
De acordo com as informações do governo federal, o Edital será publicado no dia 22/09/2023 (data provável), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua Coordenação-Geral de Cadastro e Licitações. A divulgação do Edital, na data prevista acima, será objeto de prévia análise pela Procuradoria Federal Especializada e aprovação da licitação pela diretoria Colegiada do DNIT.
 
 
Para o senador Confúcio Moura, a ponte sobre o rio Mamoré é uma obra emblemática, um sonho antigo do povo de Rondônia, especialmente da comunidade de Guajará-Mirim. “Esta demanda tem origem ainda no Tratado de Petrópolis, de 1903. A sua realização agora, trata-se de reparação histórica”, esclarece o parlamentar.
 
 
No mês de abril deste ano o senador Confúcio Moura esteve no Palácio do Planalto solicitando a inclusão da ponte binacional no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) à secretária executiva da Casa Civil, Míriam Belchior, a condutora do PAC nos governos anteriores do presidente Lula. Chamada novamente pelo governo federal, a gestora está reeditando, no atual governo, o mesmo projeto de grandes obras estruturantes e essenciais para o desenvolvimento do Brasil.
 
 
Na última quarta-feira (12) Confúcio Moura esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar das obras do governo federal em Rondônia, da inauguração do Porto de Guajará-Mirim e também sobre a Ponte Binacional, que segundo ele é uma obra já compromissada desde o início do segundo governo Lula, em 2007.
 
 
“Já fechamos uma agenda com o ministro em Rondônia para agosto, na qual trataremos das obras em curso, muitas obras; inauguraremos outras e lançaremos mais, todas essenciais para o fortalecimento da economia do estado e do Brasil. O olhar do governo federal está voltado para Rondônia”, afirmou Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS