TAISSA SOUSA: Doações de sangue precisam ser mantidas ao longo de todo o ano em RO

Demanda nas unidades de saúde do estado é contínua e precisa de doadores fieis

TAISSA SOUSA: Doações de sangue precisam ser mantidas ao longo de todo o ano em RO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14), iniciativas que buscam multiplicar este ato de solidariedade ganham ainda mais visibilidade. Um dos principais desafios é fidelizar doadores ao longo de todo ano, garantindo o abastecimento do banco de sangue em Rondônia. 
 
 
Pensando nisso, a deputada estadual Dra. Taissa Sousa (PSC) registrou uma série de iniciativas que buscaram divulgar a campanha Junho Vermelho que busca mobilizar a sociedade brasileira para a doação de sangue. 
 
 
Nos últimos dias, a parlamentar mobilizou integrantes do seu gabinete a realizarem doações na Fhemeron de Porto Velho. A deputada também liderou um pit stop educativo para conscientizar motoristas, principalmente acerca da continuidade das doações ao longo do ano.  
 
 
“Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e a melhor forma de incentivar esse gesto é mostrar proatividade e também ser um doador. Mas o que muita gente esquece é que esse tipo de atitude precisa ser um compromisso contínuo e não somente em meses alusivos ou campanhas, pois a grande dificuldade da Fhemeron hoje é justamente fidelizar doadores”, lembra a deputada. 
 
 
A parlamentar também foi a autora de uma proposta que busca incentivar a doação de sangue dentro dos órgãos públicos no estado. 
 
 
Atualmente, em Rondônia, as doações feitas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) atendem a casos de urgências, emergências, cirurgias eletivas e até pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia. 
 
 
PROCESSO DE DOAÇÃO É RÁPIDO E SEGURO
 
A doação consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue e demora, em média, 45 minutos da triagem à coleta. O candidato preenche uma ficha de doador e fica cadastrado no banco. A meta é tornar todos os doadores fidelizados. 
 
 
No local, o doador é submetido a um check-up médico para constatar a habilidade clínica de doação. A doação utiliza agulha descartável sem nenhum risco de contrair doença infecciosa. Após o processo, o tempo de descanso é de 10 minutos sucedido de um lanche leve fornecido gratuitamente pela Fhemeron. 
 
 
Interessados podem comparecer ao Hemocentro mais próximo do seu município.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS