DRA. TAISSA SOUSA: Indicação busca incentivar a doação de sangue dentro dos órgãos públicos

Doações em Rondônia atendem a casos de urgência, emergência, cirurgias eletivas e pacientes oncológicos

DRA. TAISSA SOUSA: Indicação busca incentivar a doação de sangue dentro dos órgãos públicos

Foto: Assessoria

Um ato de solidariedade que pode salvar vidas. A doação de sangue será o foco das ações da campanha Junho Vermelho ao longo dos próximos 30 dias. E em Rondônia, uma indicação parlamentar promete incentivar a doação dentro dos órgãos públicos. 
 
 
A autora da proposta é a deputada estadual Dr. Taissa Sousa (PSC) que fez a indicação ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 
 
 
“A nossa intenção é contribuir para o aumento do estoque do banco de sangue da Fhemeron que, para quem ainda não sabe, é o único centro que atende tanto as unidades públicas de saúde quanto as particulares. Ou seja, a doação de sangue é algo que interessa a todos”, justifica a parlamentar.  
 
 
As bolsas de sangue coletadas pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) são destinadas para casos de urgências, emergências, cirurgias eletivas e também para atender a pacientes que fazem tratamento por meio de radioterapia e quimioterapia. 
 
 
PROCEDIMENTO
 
Em Rondônia, O+ e A+ são as tipagens que correspondem a mais de 70% das demandas, segundo últimos dados da Sesau, mas a Fhemeron ressalta a importância de se doar todo o tipo sanguíneo, inclusive os de fator negativo. 
 
 
A doação consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue e demora, em média, 45 minutos da triagem à coleta. O candidato preenche uma ficha de doador e fica cadastrado no banco. A meta é tornar todos os doadores fidelizados. 
 
 
No local, o doador é submetido a um check-up médico para constatar a habilidade clínica de doação. A doação utiliza agulha descartável sem nenhum risco de contrair doença infecciosa. 
 
 
Após o processo, o tempo de descanso é de 10 minutos sucedido de um lanche leve fornecido gratuitamente pela Fhemeron. 
 
 
Interessados podem comparecer na sede da Fhemeron, localizada na rua Benedito de Souza Brito, S/N, bairro Industrial (ao lado do HB Ary Pinheiro). O telefone para contato é o 0800-642 5744.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS