CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Em encontro com ministra, Confúcio pede que pesquisa seja prioridade na Amazônia

Senador informa que em Rondônia há quatro projetos de Cidades Inteligentes em andamento, em parceria com o Instituto Federal de Educação – IFRO, com recursos de emendas parlamentares de sua autoria

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Em encontro com ministra, Confúcio pede que pesquisa seja prioridade na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quarta-feira (17), durante a audiência pública conjunta das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Educação, Cultura e Esporte (CE) e Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destinada a tratar de estratégias para melhorar a infraestrutura tecnológica do país, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) enfatizou que é preciso inserir a pesquisa na Amazônia.

 

Confúcio Moura, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, disse à ministra que a falta de incentivo tem desanimado muitos pesquisadores brasileiros, levando-os, pouco a pouco, a se desiludir com o próprio país. Segundo ele, os maiores estudiosos terminam saindo para outros cantos do mundo, o que traz um prejuízo enorme para o Brasil.

 

O senador disse que praticamente todos os dias há noticiários falando da Amazônia, do desmatamento, do garimpo ilegal e de outros assuntos negativos.

 

Segundo ele, o que a região está precisando é de pesquisas sobre a sua biodiversidade, e citou o cerrado brasileiro que reagiu nos últimos 40 anos, indo de uma região arenosa, árida, erma, para se transformar num celeiro e orgulho na produção de grãos, destacando-se positivamente na economia brasileira.

 

 

O parlamentar ressaltou que, recentemente, o reitor de uma universidade do Pará esteve na Comissão de Meio Ambiente do Senado enfatizando a necessidade de se criar uma Embrapa para a Amazônia, com outro nome, claro.

 

Nós precisamos realmente inserir a pesquisa científica na Amazônia. Séria, consistente, permanente. Assim, poderemos avaliar as suas reais potencialidades e riquezas, para que se destaque como o Cerrado e outros biomas brasileiros e deixe de ser uma eterna potencialidade e foco de preocupação e tragédias”, explicou.

 

Internet para todos

 

Confúcio Moura disse à ministra Luciana Santos que outro assunto que precisa do incentivo do governo é o de interiorizar a internet para atender as comunidades isoladas, por quaisquer que sejam as vias (satélite, fibra óptica, etc.) para chegar no Brasil profundo da Amazônia.

 

Eu sou de Rondônia. A gente precisa levar para as comunidades indígenas, ribeirinhos, extrativistas, o direito fundamental. Devia colocar como direito fundamental na Constituição, o direito à internet, porque hoje realmente é um direito básico das pessoas ter acesso à internet. O povo de Rondônia precisa disso”, enfatizou.

 

 

O senador disse também que é um parceiro do Ministério da Ciência e Tecnologia, e que, desde o início do mandato, disponibiliza, todos os anos, recursos no órgão, justamente, para incentivar a inovação científica no Brasil, entre elas, as cidades inteligentes.

 

Lá no estado de Rondônia temos quatro projetos em andamento, todos com recursos assegurados e em parceria com o Instituto Federal de Educação – IFRO. São quatro cidades no meio da Amazônia que caminham para a conectividade total”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS