ENCONTRO: Confúcio Moura fala aos prefeitos de RO e reafirma ser municipalista

Em reunião bastante concorrida, o senador se colocou à disposição de todos e todas e disse que a vida é vivida nos municípios e, da Federação, deve receber mais atenção

ENCONTRO: Confúcio Moura fala aos prefeitos de RO e reafirma ser municipalista

Foto: Assessoria

Em reunião entre os prefeitos, prefeitas e a bancada federal de Rondônia ontem (28), o senador Confúcio Moura (MDB) fez uma fala em que reafirmou sua convicção municipalista e a necessidade de se reescrever o pacto federativo que ora vige no País. “Vocês estão aqui para debater temas de interesse de todos os prefeitos do Brasil”, ressaltou. 
 
 
A parlamentar enfatizou que existem temas que têm atormentado muitos prefeitos. “O interessante é que o Congresso, aqui, que faz um papel político e aprova muitas coisas que são importantes, mas quem paga a conta, no final, é o Prefeito. Aí vai para lá a emenda constitucional, altera a constituição e faz isso, faz aquilo e não se pergunta ao prefeito se ele tem dinheiro para pagar. Então, tudo isso fica muito difícil, alguns pagam, outros não pagam, como teto da enfermagem, o teto dos professores, os agentes comunitários de saúde, uma série de temas. E o Congresso sempre fez isso”, observou o senador.
 
 
A Marcha Dos Prefeitos que acontece nesta semana é um esforço que os prefeitos fazem todos os anos e que sempre resultam em êxito nas suas demandas, disse o parlamentar. “Eu creio que as marchas sempre deram bons resultados. Todas as marchas que vieram a Brasília, que eu conheço, sempre sai com um resultado positivo. Primeiro deve ter uma audiência com ministros. Depois, o próprio presidente deve falar com vocês. Isso é muito importante. O contato conosco aqui é mais um contato político, mas Rondônia é um estado especial, a evolução de Rondônia surpreende a nós todos”, enfatizou.
 
 
Para Confúcio Moura, o momento exige mudança na forma de ver a governança nos municípios. Para ele, “chegou a hora de, além de arrumar a ponte, a estrada, o hospital e as escolas, chegou a hora de nós inauguramos pessoas, como diz Alcir Moreira, deputado do Rio Grande. Chegou a hora dos investimentos em gente. Não adianta a cidade bonita, cheia de gente desqualificada, cheia de gente desempregada”, disse. 
 
 
O senador falou do agronegócio, citou a importância dos equipamentos tecnológicos modernos no campo, no entanto para operar as máquinas precisa trazer gente de outros estados. “O Que que adianta a gente fazer isso, e fazer aquilo e depois não termos técnicos nossos do próprio estado para ganhar dinheiro? Nosso pessoal desqualificado fica para fazer o serviço pesado, carregar carga na cabeça e estragar a coluna. Então, chegou o momento de nós investirmos em qualidade, e uma das qualidades é formar gente qualificada através do ensino profissional, do ensino médio de qualidade”, defendeu o senador.
 
 
Ensino profissionalizante 
 
Na avaliação do parlamentar, está na hora de o Brasil promover uma revolução na educação do País, a começar pelo Ensino Médio. “O momento é este, pois o ensino médio é a pauta da educação do momento. A discussão deve se concentrar em como transformar o ensino médio numa alavanca para o desenvolvimento brasileiro. Nós devemos transformar essa fase do aprendizado no momento de profissionalizar os jovens. Esse menino ou menina formados aos dezoito, vinte anos, eles vão trabalhar e ganhar, 4, 5, 6 mil reais, ele vai sair independente da casa dos pais” alertou. 
 
 
Confúcio Moura enfatizou que atualmente grande parte dos jovens brasileiros estão vivendo nos sofás da casa dos pais.  “Por isso não adiante ter uma cidade bonita, o prefeito esforçar, esforçar e o pessoa batendo cabeça sem saber para onde vai. Rondônia agora tem que exportar talentos”, afirmou.
 
 
Atenção à saúde das Mulheres
 
Dando continuidade à sua fala, o parlamentar chamou a atenção dos gestores para um dado que o preocupa bastante: a morte de gestantes por não realização de exames pré-natal. De acordo com o senador, em Rondônia as mulheres estão morrendo, as mulheres grávidas. “O índice de mortalidade de mulheres grávidas em Rondônia é um dos maiores do Brasil. O pré-natal gente, é obrigatório. A mulher engravidou, o agente comunitário descobre que a mulher está grávida na linha, se ela é pobre, não pode pagar, não tem uma moto, tem nada, devemos buscá-la para fazer as três, quatro consultas, os três ultrassons e todos
os exames, medir pressão e pesar. Não morre nenhuma”, falou.
 
 
O senador que é médico de formação, disse que no tempo que foi prefeito de Ariquemes, atendeu muitas mulheres que chegavam com eclâmpsia, uma doença pré-histórica que mata as mulheres. Confúcio disse que chegou a hora de inaugurar gente. “Inaugurar gente, é cuidar das pessoas, cuidar da cidade, cuidar do hospital, mas não esquecer das pessoas”, ressaltou o senador.
 
 
Atenção à educação de qualidade
 
Segundo o senador, ao contrário do se imagina, os estados com os melhores indicadores de educação no país não são os mais ricos.  “Qual é o estado brasileiro que tem excelente desempenho no ensino do básico. É São Paulo? É o Rio de Janeiro? É o Paraná? Não é não. É o Piauí, a Paraíba. Onde é que tem a maior número de escolas com educação integral no Brasil? Pernambuco! 66% das escolas de ensino médio são de educação integral. É Pernambuco é rico por acaso? É possível municípios pequenos, pobres, ter educação de qualidade”, Concluiu.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS