MARCOS ROGÉRIO: Promulgada a PEC que trata de gastos em educação durante a pandemia

O texto é de autoria do senador Marcos Rogério

MARCOS ROGÉRIO: Promulgada a PEC que trata de gastos em educação durante a pandemia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi promulgada, na última quarta-feira (27.04), a Emenda Constitucional 119 que, devido à pandemia da Covid-19, desobriga estados, municípios e Distrito Federal de terem aplicado percentuais mínimos de suas receitas na educação, nos anos de 2020 e 2021. O texto é de autoria do senador Marcos Rogério (PL/RO).
 
De acordo com a Constituição Federal, os entes federativos são obrigados a aplicar pelo menos 25% do valor que arrecadam com impostos na manutenção e desenvolvimento da educação. Com a promulgação da Emenda, no entanto, os gestores públicos ficam eximidos de punições caso não tenham conseguido investir o mínimo constitucional durante a pandemia, período em que as escolas ficaram muito tempo fechadas.
 
Para o autor da PEC, senador Marcos Rogério, a proposição não apenas é justa com os gestores, mas também é eficaz contra as dificuldades que se acumularam ao longo dos últimos dois anos, em função da crise sanitária da Covid-19. “É inegável o impacto negativo que a pandemia e as medidas utilizadas para combatê-la tiveram no orçamento dos entes federados, principalmente, dos municípios. Além disso, as demandas da pandemia impuseram novas rotinas de gasto e de alocação do orçamento, que não estavam submetidas às mesmas rotinas e limites dos tempos normais”, explicou o parlamentar.
 
Vale ressaltar, porém, que o efeito da Emenda Constitucional nº 119 tem um caráter transitório. Ou seja, os gestores públicos terão a obrigação de complementar o que não foi aplicado nesses dois anos até o exercício financeiro de 2023. “É preciso lembrar que os recursos que deixaram de ser aplicados retornarão para a educação, de modo que não haverá perdas nesse sentido”, destacou o senador Marcos Rogério.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS