SANEAMENTO: Anderson Pereira debate falta de água tratada em Nova Califórnia

Conforme dados do Ranking do Saneamento Básico 2021 realizado pelo Instituto Trata Brasil, o município de Porto Velho ocupa a penúltima posição em relação ao atendimento de água para a população

SANEAMENTO: Anderson Pereira debate falta de água tratada em Nova Califórnia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em atenção às demandas dos moradores do distrito de Nova Califórnia e demais localidades, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos), participou de uma importante audiência pública, realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bandeirantes, proposta pelo deputado Ismael Crispin (PSB) para debater a falta de água tratada na região.
 
Conforme dados do Ranking do Saneamento Básico 2021 realizado pelo Instituto Trata Brasil, o município de Porto Velho ocupa a penúltima posição em relação ao atendimento de água para a população e conforme os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) ano base 2018, apenas 35,3% da população do município apresenta abastecimento de água potável, sendo considerada a capital com o pior percentual neste indicador.
 
Durante audiência, que teve a importante participação do vereador Márcio Pacele (PSB), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, apresentou um plano para construção de poços artesianos para atender de forma paliativa a população, porém, ainda não é uma certeza a eficácia dessa implantação devido ao solo ser contaminado, conter muitos pontos de ferrugem. Mesmo a Caerd incluindo a instalação de filtros para captar essa ferrugem, o projeto pode não ser tão promissor.
 
 
De acordo com as expectativas, o Governo do Estado planeja encaminhar um aporte financeiro de aproximadamente R$ 57 milhões de investimento para melhorar a estrutura da Caerd. Baseado nessa informação, Anderson Pereira, deu encaminhamento para que parte desse recurso seja investido na compra de caminhões pipas, para atender os distritos da Ponta do Abunã e os outros distritos e municípios do estado que sofrem sem abastecimento de água.
 
Segundo Anderson, a população do distrito vem sofrendo há tempos por conta da falta de água potável e tentam amenizar os problemas do abastecimento através da perfuração de cacimbas (poços com grande diâmetro), mas que produzem vazões pequenas, aproximadamente 1000 1 por dia e geram muitos contratempos.
 
“Nosso objetivo é mudar esse cenário e lutar para trazer água potável e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em nossos distritos. Como sempre digo, nossa luta por dias melhores continua!”, finalizou o deputado Anderson Pereira.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS