Com o propósito de fornecer água potável às comunidades ribeirinhas, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual em Rondônia, em parceria com a vereadora Márcia Socorristas Animais (PP-RO), estão realizando a implantação da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água (SALTA-z), na comunidade Brasileira, localizada 65 km de Porto Velho, na Estrada da Penal.
Conforme a parlamentar, os trabalhos já vão iniciar e logo a comunidade terá a tão sonhada água potável. “Esse projeto é de suma importância tendo em vista que grande parte dos moradores da zona rural ainda não tem acesso à água tratada para o consumo. Com a implantação do Salta-z em Brasileira, os moradores terão acesso à água limpa e tratada adequadamente para consumo, evitando doenças e desgaste com a saúde”, destacou Márcia Socorristas.
O salta-z é uma solução alternativa de tratamento de água, onde essa água coletada de um açude, rio ou de uma nascente passa pelo processo de tratamento, ou seja, passa pelo sulfato, clorador e pelo filtro. Tendo assim uma água potável livre de bactérias atendendo às normas do Ministério da Saúde.