Está em tramitação nas Comissões Temáticas Permanentes da Câmara Municipal de Porto Velho, o Projeto de Lei nº 4241/2021, de autoria da vereadora Ellis Regina (PODE), que autoriza o Município a criar um Centro de Referência Municipal para cuidados do Homem e da Mulher.
A unidade iria atender homens e mulheres com necessidades em várias especialidades e exames ginecológicos, imagens e laboratoriais, durante todo o ano, realizado por especialistas médicos em ginecologia, urologia, oncologia e um corpo de enfermagem de excelência.
A Lei, segundo a vereadora, institui ainda uma campanha de Check-up geral em homens e mulheres afim de orientar a todos os pacientes sobre diagnóstico precoce e prevenção de todas as doenças pré-existentes, priorizando a realização de vários exames como Papanicolau, colposcopia e biópsia endometrial.
“Muitos homens e mulheres ainda vão a óbito atualmente simplesmente por não fazerem exames cotidianos que poderiam identificar várias doenças graves em fase inicial. Dentre essas doenças estão o câncer do colo do útero e a próstata, que podem ser detectados facilmente através de exames rotineiros. A rede pública realiza gratuitamente esses exames, mas infelizmente, a maioria da população não têm acesso a eles, muitas vezes por falta de conhecimento”, comentou a vereadora.