O deputado Ezequiel Neiva (PTB) destinou um aparelho Raio-X ao Hospital Regional no distrito Extrema, na Ponta do Abunã, divisa rondoniense com o estado do Acre.
Em poucos dias o equipamento moderno, com tecnologia de última geração, estará à disposição cerca de 40 mil moradores daquela região formada pelos distritos de Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, região pertencente ao município de Porto Velho.
Para a compra do equipamento, Ezequiel Neiva disse que disponibilizou R$ 380 mil de emenda parlamentar individual. O deputado ressaltou que o pedido do aparelho para a Ponta do Abunã partiu do presidente da Associação Rural de Vista Alegre, Dorvalino Pinheiro, junto com o diretor-geral do Hospital Regional de Extrema, José Donizete da Silva, e do empresário Nelio Batista.
José Donizete obserou que a unidade médica tem um raio-x, modelo antigo, sendo que os profissionais precisam utilizar produtos químicos para revelar as imagens.
“Já vi as especificações do novo aparelho. É digital, de última geração. Isso representa maior eficiência no atendimento, além de eliminar o uso de produtos químicos, que é uma recomendação do Ministério da Saúde”, detalhou o diretor.
A importância do investimento
O equipamento de raio-x serve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgia.
Por ser barato e não invasivo, nem causar dor, o exame é um dos mais solicitados por médicos em todo o mundo. Assim, o aparelho de raio-X tem ajudado os profissionais de saúde há décadas, facilitando diagnósticos de patologias localizadas em diversas partes do organismo.
Tumores, fraturas, bloqueios de vasos sanguíneos e até cáries são alguns dos males que podem ser identificados por meio de uma radiografia. (fonte: telemedicinamorsch)