A Escola do Legislativo (EL), braço educacional de qualificação dos servidores da Assembleia Legislativa (ALE) disponibiliza curso de pós-graduação em Ciências Políticas. O curso atenderá aos servidores efetivos e cedidos ao Poder Legislativo e será ministrado online em razão da pandemia.
A finalidade específica da escola dos deputados é de capacitar os servidores da ALE, mas as dezenas de cursos também são disponibilizados às Câmaras Municipais, Prefeituras e aos demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais com expedição de certificados de conclusão. A comunidade também é favorecida diretamente, pois as vagas excedentes são oferecidas a ela.
O curso de Ciências Políticas, segundo o diretor-geral da EL, Fábio Ribeiro, atende orientação do presidente da ALE, deputado Alex Redano (Republicanos) de investir na qualificação dos recursos humanos no setor público. “Nossa meta é aprimorar constantemente os conhecimentos dos servidores da ALE, para que deputados e a comunidade sejam sempre bem atendidos”, diz Fábio.
Curso
O curso de Ciências Políticas terá 432 horas/aulas online, 100% ao vivo via plataforma Zoom dividido em 12 módulos com aplicação de dois módulos por mês. Cada módulo é composto de 36 horas, sendo 24 horas de aula ao vivo e 12 horas de atividades prévias em dois finais de semanas por mês nas sextas-feiras (à noite), sábados (manhã e à tarde), e nos domingos (manhãs).
Grade curricular
Filosofia Política e Sociologia Política, Teoria Política Moderna e Contemporânea, Ciência Política e Processo Legislativo, Formação Política e Instituições Políticas Brasileiras, Fundamentos do Direito Público e Administração Pública, História do Parlamento Brasileiro e Sistemas Eleitorais e Partidários, Modelos de Democracia e Políticas Públicas no Brasil, Transparência e Compliance no Setor Público, Relações Institucionais e Governamentais, Economia Brasileira e Orçamento Público, Comunicação, Estado e Poder e Estado, Sociedade e o Terceiro Setor. Doze temas estarão sendo aplicados durante o curso.
Para poder participar o servidor deve preencher a Fica de Inscrição e encaminhá-la à Escola do Legislativo para análise e posterior confirmação da vaga pela direção da escola.