SENADOR: Confúcio Moura defende aumento da produção nacional de vacinas contra a Covid

O parlamentar diz ser oportuna a entrada na produção da IFA nacional, juntando-se ao Butantan, à Fiocruz e a outros laboratórios

SENADOR: Confúcio Moura defende aumento da produção nacional de vacinas contra a Covid

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (PL-MT), utilizou a Tribuna do Senado nessa noite de quinta-feira (08), para fazer um balanço da audiência pública da manhã, onde foi debatido a utilização dos laboratórios produtores de vacinas para animais e da atual situação da produção de vacinas pela Fiocruz e Butantan. O parlamentar destacou a reunião como extraordinária e altamente produtiva.
 
A pedido do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o colegiado aceitou ainda a inclusão no debate, o tema da quebra de patentes de vacinas e medicamentos para o enfrentamento do coronavírus, explicou Confúcio Moura, e aproveitou para recomendar aos colegas a apreciação do material, que segundo ele é rico e importante.
 
Entre os participantes do debate, Confúcio Moura destacou a diretoria da Fiocruz, do Instituto Butantan, Anvisa, Ministério de Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores, Sindicato da Indústria e Produção de Saúde Animal (Sindan). Todos amparados por técnicos altamente qualificados.
 
O senador afirmou que o parque produtor de vacinas para animais do País é o terceiro em qualidade e produção do mundo, e conforme depoimento dos convidados, julga ser oportuna a entrada na produção da IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) nacional, juntando-se ao Butantan, à Fiocruz e a outros laboratórios de universidades brasileiras e aos privados na produção nacional.
 
Confúcio Moura solicitou ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoio irrestrito à luta do senador Wellington Fagundes (PL-MT) para que o País possa aumentar a produção de vacinas. Para ele, com um objetivo bem claro: o de socorrer a população brasileira nessa tragédia cada vez mais desafiadora. 
 
O parlamentar destacou que é indispensável o papel da Anvisa na inspeção das plantas industriais já aprovadas para fins de produção de vacina contra a aftosa, aviária e suína, para que se ajustem às necessidades da produção de vacinas para humanos.
 
De acordo com o senador, há necessidade de parcerias com a Fiocruz, Butantan, além do apoio dos órgãos governamentais, para que sejam aprovados e incluídos na relação de credenciados para produzir IFA nacional, e brevemente o Brasil dispor de vacina suficiente para atender a população inteira e ser exportador para o mundo. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS