COVID-19: Pandemia saiu de controle e governos sozinhos não conseguirão estancar tanto sofrimento, diz Confúcio Moura

O parlamentar afirmou que o sentimento é de impotência diante da tragédia

COVID-19: Pandemia saiu de controle e governos sozinhos não conseguirão estancar tanto sofrimento, diz Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) em sessão remota na terça-feira (30), utilizou a tribuna para lamentar a escassez de vacina e ao mesmo tempo enfatizar que o Brasil está chegando no mês de abril, e as mortes e o colapso do sistema de saúde deverão continuar, com uma previsão de chegar ao final do mês próximos a 400 mil mortos.
 
O parlamentar afirmou que o sentimento é de impotência diante da tragédia. Segundo ele, a pandemia no Brasil saiu do controle. “Chegamos a um vale-tudo de iniciativas variadas porque instalou-se uma crise verdadeira, sistêmica, e, se pensarmos bem, teríamos de atacar todos os pontos ao mesmo tempo, desde o colapso do sistema de saúde à falta de insumos essenciais e até mesmo dos medicamentos”, lastimou. 
 
Confúcio Moura reafirmou que está morrendo gente de Covid-19 e também por falta de atendimento a outras doenças que necessitam de procedimentos eletivos e urgentes. “É morte sobre morte. O combate à pandemia está agora nas mãos da população. Governos sozinhos não darão conta de estancar tanto sofrimento”.
 
De acordo com o senador, o plano nacional de imunização do Brasil é um dos melhores do mundo, mas infelizmente não há vacinas disponíveis para imunizar o povo num curto prazo. “Se tivermos vacinas para imunizar em 30 dias a população acima de 60 anos, os dados mostram que haverá uma redução de 20% na ocupação de UTIs”, destacou.
 
Segundo o parlamentar, até agora só é possível contar com os imunizantes dos Institutos Butantan e Fiocruz, conforme contrato, das vacinas que estão beneficiando os grupos prioritários. Ele lamentou que as outras compras de vacinas terão entregas previstas para o final de 2021.
 
A situação da pandemia no Brasil está fora de controle, disse o parlamentar, por mais que se queira dizer o contrário. “Cabe ao Senado, em boa hora, ser o agente dessa convocação nacional, através dos prefeitos, dos governadores e da iniciativa privada. As empresas devem ser estimuladas a buscar no mercado esse insumo tão necessário agora. A pandemia está humilhando a todos”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS