O deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos), vai encaminhar para a secretaria do Legislativo para que seja aprovado pelos deputados, o Projeto de Lei que assegura aos professores e funcionários de instituição de ensino, público e privado no âmbito do Estado de Rondônia, a realização de teste para o diagnóstico da COVID-19.
O projeto que tem a intenção de garantir a segurança da saúde dos profissionais, já que expectativa de retorno das aulas presenciais em todo o Estado poderá acontecer no mês de agosto. No texto apresentado no PL as despesas decorrentes da ação serão por conta de dotação orçamentária, suplementadas, se necessárias. “Com os testes serão evitados possíveis contágios dos profissionais aos alunos, pois é uma forma de assegurar que as equipes de cada escola de nosso Estado estejam prontas para o retorno das atividades”, explicou o parlamentar.
OUTRAS MEDIDAS – As aulas em toda rede pública e privada estão suspensas no Estado desde o mês de março, ou seja, há mais de 120 dias.
O deputado Jhony Paixão que tem a educação como uma de suas principais bandeiras também acompanha e apoia as ações do Governo do Estado para garantir a segurança da saúde de profissionais e alunos. “O governador Marcos Rocha é bem preocupado com a saúde todos, tanto que medidas serão tomadas para que no ambiente escolar, esteja dentro da medida do possível, preparado para receber a comunidade”, completou.
O governo vai disponibilizar para cada aluno quatro máscaras de tecido. Já para os profissionais da escola, serão duas máscaras de tecido e um face shield. Cada escola possuirá em seu patrimônio quatro medidores de temperatura. Os alunos ou profissionais que apresentarem quadro febril serão mandados para casa até a plena recuperação. Já cada escola ficará responsável pela disponibilização de sabonete líquido, álcool líquido e em gel 70%, dispensers para sabonete líquido e álcool em gel, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e tapetes com solução higienizadora.