Preocupado com o número crescente de casos de Coranavírus em Rondônia, que na quinta-feira (28), ultrapassou os 4.250 infectados, o deputado estadual Anderson Pereira (PROS), encaminhou ao governo do Estado com cópia para a Secretaria do Estado da Saúde (SESAU), requerimento solicitando informações e providencias quanto a distribuição de kits de medicamentos para tratamento nos sintomas iniciais da COVID-19 no município de Espigão do Oeste – RO.
Os números são exorbitantes e tem causado extrema preocupação com um possível colapso na saúde. Para o deputado Anderson é necessário que se sejam implantadas politicas públicas voltadas para a prevenção do contágio, a fim de evitar o aumento dos casos com necessidade de internação, evitando superlotação em massa nas unidades de saúde e números expressivos de mortes, há exemplo do município de Guajará-Mirim.
Neste contexto, considerando que o município de Espigão do Oeste tem 17 casos confirmados e uma morte, para evitar possível colapso, faz-se necessário a prevenção e o encaminhamento com extrema urgência de meios para controlar/eliminar os casos existentes para que não seja preciso encaminhar pacientes graves para Porto Velho, que já encontra-se no limite de leitos e respeitadores mecânicos.
O deputado espera uma resposta rápida e positiva por parte do Governo para que a população possa ser atendida de forma imediata, evitando que o número de mortes devido a COVID-19 continue crescendo em Espigão do Oeste e demais municípios do Estado de Rondônia.