O cuidador de alunos ou cuidador escolar é responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Márcio Oliveira (MDB), esteve esta semana, com o secretário municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Porto Velho, Moacir Félix, para solicitar que a prefeitura convoque e contrate os cuidadores de alunos ou cuidadores escolar, que foram aprovados no último concurso da Semed realizado este ano.
“Além da convocação dos cuidadores de alunos, solicitamos novamente a inclusão das vagas para Professor Auxiliar e Intérprete de Libras no próximo edital da prefeitura, pois esses cargos não foram contemplados no último concurso e há um déficit desses profissionais na rede municipal de ensino”, disse o vereador.
Cuidador de alunos
O cuidador de alunos ou cuidador escolar, é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.
Esse profissional tem um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, pois ele também auxilia alunos com deficiência, garantindo a eles segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar. É por isso e diversos outros motivos que em 2013 se tornou obrigatório a presença de cuidador de alunos com deficiências nas instituições de ensino.
O cuidador de alunos com deficiência desempenha suas funções em parceria com o professor. Ele deve ajudar os alunos a se locomoverem pelas dependências da escola, auxiliar no processo de aprendizado, ler e escrever pelo aluno, caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso. Seu trabalho também envolve a higiene do estudante, e em outras atividades, como, por exemplo, ajudá-lo nas idas ao banheiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!