MOBILIZAÇÃO: Senador Acir Gurgacz destina recursos para prevenção e tratamento do câncer

“Temos em Rondônia muita gente atuando em ações de prevenção da doença e para amenizar o sofrimento dos pacientes, mas ainda precisamos avançar muito para termos a estrutura necessária para atender bem a todos”

MOBILIZAÇÃO: Senador Acir Gurgacz destina recursos para prevenção e tratamento do câncer

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na semana nacional de combate ao câncer, o senador Acir Gurgacz (PDT) destacou o esforço da sociedade rondoniense para prevenir e tratar essa doença no Estado, que ocupa o terceiro lugar em casos de câncer na região Norte. O senador destacou que a mobilização da sociedade, sob a liderança de algumas personalidades e políticos trouxeram para o Estado uma estrutura que vem melhorando a cada dia para prevenir e tratar a doença.

 

Nos últimos 10 anos, o senador Acir Gurgacz destinou R$ 5 milhões em emendas ao Orçamento da União para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Amor, e que irá construir em Ji-Paraná o primeiro Centro de Prevenção do Câncer e Reabilitação de Doenças Raras da Amazônia. Além disso, Acir já destinou mais de R$ 97 milhões para o setor de saúde no Estado. Esse dinheiro foi investido em hospitais, unidades básicas de saúde, UPAs e em ambulâncias que foram distribuídas para todos os municípios.

 

Ao destacar o envolvimento da sociedade na causa, o senador citou o trabalho dos Grupos de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) que estão organizados em diversas cidades do Estado, e que promovem ações como o leilão Direito de Viver, a caminhada Passos que Salvam, o projeto Força na Peruca e a Carreta de Prevenção ao Câncer de Mama, voltados para arrecadar fundos para as instituições que trabalham na prevenção e combate ao câncer, e que também promovem ações de prevenção.

 

Temos em Rondônia muita gente atuando em ações de prevenção da doença e para amenizar o sofrimento dos pacientes, mas ainda precisamos avançar muito para termos a estrutura necessária para atender bem a todos”, frisou Gurgacz.

 

O senador destacou que, juntamente com a deputada Silvia Cristina (PDT), trabalhou para trazer o Hospital do Amor da Amazônia para Porto Velho, e tem atuado para a construção do Centro de Prevenção e Reabilitação, em Ji-Paraná, além de ter destinado emendas para a estruturação e manutenção dessas unidades. Atualmente, o centro de prevenção funciona dentro do Hospital Municipal de Ji-Paraná, mas já tem um terreno destinado e projeto aprovado para construção da unidade própria na cidade.

 

A deputada Federal, Silvia Cristina (PDT), que sempre trabalhou nesta causa, salienta que a construção deste centro, assim como foi a construção do Hospital do Amor, só está sendo possível graças a união de forças de inúmeros colaboradores, ligados ao Poder Público e também à iniciativa privada.

 

Silvia Cristina cita especialmente o empresário Luiz Bernardi, que doou a área e o prefeito Marcito Pinto, que tem colocado as secretarias do município à disposição dos Técnicos do Hospital do Amor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS