Equipamentos foram instalados em 2017, mas nunca foram utilizados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira (05), o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Adailton Furia (PSD) cobrou do secretário de Estado de Saúde (Sesau), Fernando Máximo o funcionamento da UTI neonatal em Cacoal.
De acordo com Furia, a UTI recebeu os equipamentos médicos em 2017, contudo estão apenas “ligados na tomada, sem qualquer utilidade. Desde o começo do meu mandato eu venho cobrando providências. Já até disponibilizei recursos para ver esses leitos funcionando”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o secretário da Sesau, a unidade de saúde não tem profissionais para garantir o funcionando da UTI neonatal. “Temos os equipamentos, mas nosso problema é a falta de especialistas. Precisaríamos de um neonatologistas, pelo menos 05 médicos, um chefe de equipe, enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados para manter uma UTI 24 horas”, esclarece.
Fernando Máximo apontou que a Sesau está com o projeto pronto para fazer a inauguração da UTI. “O levantamento orçamentário já está na Sepog e essa questão será resolvida em breve”.
O parlamentar reconheceu o empenho da secretaria com a região do café, mas pediu celeridade nessa questão, tendo em vista que em casos de emergência, as famílias da região sofrem bastante.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!