REPRESENTATIVIDADE: Dar voz à população autista é compromisso de Léo Moraes no Congresso

No período em que foi deputado estadual em Rondônia o congressista foi autor de leis especificas para a população autista

REPRESENTATIVIDADE: Dar voz à população autista é compromisso de Léo Moraes no Congresso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atualmente o Brasil possui uma população estimada de dois milhões de pessoas com autismo, uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação e comportamento, porém ainda são poucas as leis que garantam a inclusão e a oportunidade de evolução nos quadros dos autistas.

 

Elaborar e aprovar Leis que visem à melhoria da condição em que os autistas vivem no Brasil é um dos compromissos do deputado federal Léo Moraes (PODE) dentro da Câmara Federal.

 

No período em que foi deputado estadual em Rondônia o congressista foi autor de leis especificas para a população autista, por exemplo, a inclusão do símbolo de autista em placas e avisos de atendimento prioritários em todo o Estado.

 

“Conhecemos os desafios que os autistas e seus familiares enfrentam e nossa mobilização é fundamental para que eles sejam vistos, ouvidos e lembrados no contexto das políticas públicas. Não é de hoje que tenho lutado por essa causa e continuarei lutando”, apontou Léo Moraes.

 

No período em que esteve no Legislativo em RO, Léo Moraes foi autor de Lei que garantiu a identificação dos autistas.

 

Autismo no IBGE

 

Fortalecido a Lei 13.861/2019, sancionada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, que inclui dados específicos sobre o autismo no Censo do IBGE, o deputado Léo Moraes espera que possuindo dados direcionados a forma do Estado Brasileiro lidar com o autismo mudará positivamente nos próximos anos.

 

“Parabenizamos ao governo pela sanção, valeu a luta de vários parlamentares, seja na Câmara Federal como no Senado. Contribuímos para esse avanço, mais uma etapa vencida, muitas outras virão”, afirmou Léo Moraes.

 

Inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autista em placas ou avisos de atendimentos prioritários em RO é Lei de autoria de Léo Moraes. 

 

O Parlamentar ainda ressaltou que a necessidade de um diagnóstico mais rápido, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde muitas vezes o autismo apenas é detectado de forma tardia.

 

“Preocupa-me que a obtenção dos dados estatísticos possa não contemplar uma parcela de crianças que ainda não obtiveram um laudo, tendo em vista que em nossa região Norte o acesso ao diagnóstico precoce, assim como o atendimento com os médicos neurologistas, precise de ampliação para atender a essa demanda crescente”, finalizou Léo Moraes.

 

As pautas de relevância da população autista dentro do Congresso Nacional contarão com o deputado Léo Moraes como um grande aliado.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS