ESPAÇO ABERTO: Rondônia terá parte da floresta amazônica reduzida

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Rondônia terá parte da floresta amazônica reduzida

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

FLAGRADO NA BOATE GAY 


Deputado estadual foi flagrado pela esposa em uma boate gay da capital. O barraco foi grande e acabou sobrando para o jovem que acompanhava o deputado no momento de lazer. A confusão foi parar na delegacia com registro de ocorrência de agressão contra a esposa do deputado. Assim que o balacobaco se espalhar pelas redes sociais, provavelmente uma nota do deputado sobre o fato deve ser publicada.  

 


REDUZIR A FLORESTA


Jair Bolsonaro pretende reduzir mais de 60 unidades de conservação ambiental do País que têm estradas federais, ferrovias, portos e aeroportos dentro de seus limites, segundo avaliação do próprio governo. A redução, conforme a administração federal, tem o propósito de eliminar "interferências" e dar "segurança jurídica" para  empreendimentos - sejam estes públicos ou concedidos à iniciativa privada.

 

 

 

 

 

PROJETO DE LEI


O texto para uma nova lei, que já está sendo escrito pelo Ministério de Infraestrutura, com apoio da pasta do Meio Ambiente, deve ser enviado nas próximas semanas ao Congresso com a lista das florestas a recortar. Bolsonaro achava que só na caneta poderia resolver a questão, mas é preciso aprovação de lei para que as medidas sejam adotadas. O Presidente pretendia fazer as alterações de perímetros e categorias de unidades de conservação por meio de decreto presidencial. Bolsonaro ficou publicamente contrariado mas não adianta fazer beiço. O governo tem que enviar uma proposta ao Congresso Nacional.

 


RONDÔNIA NA LISTA


Levantamento do Ministério da Infraestrutura revela  que existem 54 unidades de conservação bloqueadas por rodovias e ferrovias, além de outras 37 rodovias e ferrovias que margeiam unidades. Também foram identificados oito aeroportos de pequeno porte em situação de conflito com sete áreas protegidas, além de oito sobreposições de portos públicos e privados.


Na lista de unidades previstas para terem a área reduzida pelo governo estão florestas como os parques nacionais Serra da Bocaina (SP), Serra dos Órgãos (RJ) e Mapinguari (RO), além das reservas biológicas de Poço das Antas (RJ), Tinguá (RJ) e Sooretama (ES).

 


PREJUÍZO AO MEIO AMBIENTE


Analistas ambientais que atuam nas unidades temem que os recortes nas áreas possam prejudicar a proteção ambiental, ao fragmentar as florestas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou que o assunto está sendo acompanhado pela secretaria executiva da pasta. O ministério declarou, por meio de nota, que está "buscando a solução para uma situação jurídica conflituosa que envolve os empreendimentos de infraestrutura existentes no país e as unidades de conservação".

 

 

 

 


ENSINO MÉDIO EM ALTA


As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, aumentaram 75% em 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os números surpreendem: saltaram de 1.695.607 estudantes em 2018 para 2.973.375 inscritos para a edição deste ano. O exame gratuito é para quem não terminou os estudos na idade correta e deseja obter um certificado.


Esse crescimento pode ser justificado por alguns fatores, como a maior divulgação da prova, o apoio de secretarias de educação e a busca de uma certificação para melhorar as condições de emprego. 


As inscrições para o Encceja 2019 já estão encerradas. A prova vai acontecer no dia 25 de agosto.

 


OUTRA FORMA PARA TERMINAR OS ESTUDOS


A EJA (Educação de Jovens e Adultos) no formato EAD (Educação a Distância) da Uninter é outra forma de terminar os estudos, sem ter que parar de trabalhar ou cuidar da família, pois é desenvolvida no formato a distância. O curso tem duração de 18 meses, com carga horária total de 1,2 mil horas, mas é possível solicitar aproveitamento de estudos caso o aluno já tenha concluído algumas disciplinas. Com um ambiente virtual acessível, os estudantes podem interagir e tirar dúvidas com professores e colegas. As inscrições para a EJA estão abertas até o dia 26 de julho e podem ser feitas no site www.uninter.com/eja. 

 

 

LEILÃO DA BR 364


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou no Diário Oficial da União (DOU) que realizará o leilão da concessão da BR346/365/GO/MG no dia 18 de setembro deste ano na B3 em São Paulo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, segundo publicação do jornal o Estadão da última quarta-feira (05).


Quanto à privatização da BR-364 entre Porto Velho e Comodoro (MT) consta no site da ANTT que a EPL (Empresa de Elaboração e Projetos) está elaborando Termo de Referência para contratação de uma empresa especializada que fará o Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica e Ambiental (EVCTA).

 


EM ANDAMENTO


O projeto da concessão das BRs em Rondônia está na fase de realização de consultas públicas, ainda falta o Acórdão do TCU e não há data para publicação do Edital tampouco do leilão. O Programa de Parcerias do governo federal descreve que a proposta de concessão da BR-364 MT/RO engloba o trecho entre o entroncamento com a BR-174 em Comodoro/MT e Porto Velho/RO totalizando 806,3 quilômetros de extensão. Esse trecho, encontra-se com 783,9 Km de pista simples e 22,4 Km de pista duplicada.

 


MARCOS ROCHA ESPERA INVESTIMENTO PRIVADO


O governador Marcos Rocha (PSL) já afirmou em entrevistas que não existe uma solução imediata para que BR-364 seja duplicada. Em audiência com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, o governador debateu obras de restauração e duplicação da BR-364 e também falou sobre a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, onde ficou claro que o investimento para as obras virá através da concessão.

 

 

 


ABSURDO DA TIRANIA


O Banco Central da Venezuela divulgou nesta quarta-feira (12) novas notas de sua moeda, o “bolívar soberano” –de 10 mil, 20 mil e 50 mil. A nota de 50 é equivalente a 7 dólares, ou menos de 30 reais. Cerca de 84% da população do país ganham em torno de 7 dólares.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS