EDUCAÇÃO: Ezequiel Neiva e lideranças debatem implantação de Escola Técnica

Escola atenderá a demanda dos municípios do Sul do Estado

EDUCAÇÃO: Ezequiel Neiva e lideranças debatem implantação de Escola Técnica

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2019 o Governo de Rondônia deve implantar ao menos três Escolas Técnicas Profissionalizantes, em pontos estratégicos do Estado. E uma dessas unidades profissionalizantes funcionará na cidade de Cerejeiras, por indicação do deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) ao secretário de Educação, Suamy Vivecananda.  A escola técnica atenderá a demanda dos municípios do Sul do Estado: Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras, Cabixi e Chupinguaia. 

 

Nesta quinta-feira (9) mais um importante passo foi dado para que a nova unidade educacional comece a funcionar em breve. Em Cerejeiras foi realizada uma Oficina de Trabalho que contou com o deputado Ezequiel Neiva e técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pela implantação da escola; junto com representantes do legislativo municipal; de empresários do agronegócio; do comércio; da agricultura familiar e representantes da sociedade civil organizada, além de professores e estudantes que estarão envolvidos diretamente no processo. 

 

O objetivo da reunião foi levantar dados para analisar as potencialidades da região, tanto urbanas quanto rural, e avaliar quais são as tendências de mercado. Neiva afirmou que é de fundamental importância debater com a sociedade, para saber que cursos o Governo ofertará. “Tanto o setor urbano quanto a zona rural têm demandas reprimidas. A participação dos empresários é fundamental nesse processo de levantamento de informações”, avaliou o deputado. 

 

De acordo com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), Adir Josefa de Oliveira, a Oficina de Trabalho norteou a equipe da Seduc para quais cursos devem ser implantados para atender a região. Disse que o trabalho foi riquíssimo, surgindo opções voltadas para o ecoturismo, lazer, hospitalidade, gastronomia, atendimento na área do comércio, saúde bucal entre outros. 

 

Adir de Oliveira atentou que a região é voltada ao agronegócio, mas que é preciso agregar valor às pequenas propriedades. “Observamos uma abrangência muito grande de atendimento, para cursos em processos industriais, manipulação de alimentos, operador de máquinas e construção civil”, observou. 

 

Para a presidente do Idep, o evento foi oportunidade ímpar de ouvir o setor produtivo, as autoridades, a sociedade civil organizada. Segundo Adir Oliveira, um processo importante o debate com os estudantes nas escolas. “O secretário de Educação, Suamy Vivecandanda, tem uma visão muito ampla sobre a expansão de cursos técnicos”, afirmou a presidente.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS