Jodan destacou que o estado de Rondônia está aberto a intercâmbios de negócios que possam fomentar a economia
O vice-governador de Rondônia, José Jodan, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) a visita da embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson, acompanhada da secretária da Embaixada Resa Layne em primeira visita oficial a Porto Velho. A proposta é conhec / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vice-governador de Rondônia, José Jodan, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) a visita da embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson, acompanhada da secretária da Embaixada Resa Layne em primeira visita oficial a Porto Velho. A proposta é conhecer mais o estado que tem fortes ligações históricas com o país caribenho, além de estreitar relações comerciais através de intercâmbios em áreas estratégicas como o turismo e a educação.
Jodan destacou que o estado de Rondônia está aberto a intercâmbios de negócios que possam fomentar a economia e que, historicamente, é um lugar que acolhe pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Inclusive com monumentos que foram construídos por estrangeiros como o Forte Príncipe da Beira, que é uma obra de portugueses, e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída por trabalhadores de mais de 50 nacionalidades diferentes, entre eles barbadianos.
‘‘Vim a Porto Velho era uma coisa muito importante para mim, devido à história compartilhada entre Barbados e Porto Velho, mas eu também queria descobrir o estado de Rondônia. Esse é o primeiro estado da minha visita oficial depois de apresentar minhas credenciais ao presidente. A ideia é explorar os pontos de colaboração possíveis e o turismo pode ser um ponto de interesse assim como a educação, duas áreas fortes em Barbados’’, afirma a embaixadora.
Ela presenteou o vice-governador com uma escultura do peixe-voador, um dos símbolos da gastronomia barbadiana, e disse que ele tem um significado especial, pois representa que não há limites para chegar onde se quer. Barbados é considerada uma ilha paradisíaca do Caribe com uma economia fortalecida, principalmente, pelo turismo.
Jodan aproveitou para destacar que o Brasil passa por um novo momento onde se mobiliza para ter uma maior abertura de mercado e que o governador coronel Marcos Rocha tem buscado estratégias para fortalecer o turismo em Rondônia. Aproveitou ainda para destacar as belezas naturais e atrativos que existem no Estado com as cachoeiras, pousadas, a pesca esportiva e visita a monumentos históricos. Sinalizou ainda que Rondônia tem gratidão por toda a história dos barbadianos no estado e que espera que novos elos sejam criados na atualidade.
‘‘Barbados tem um significado muito importante para Rondônia. Eles ajudaram na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os professores da primeira escola pública fundada em Porto Velho eram barbadianos, muito educados e religiosos, então essa foi a cultura que eles nos trouxe. Temos muito em comum, especialmente o turismo que é a primeira área que vamos trabalhar junto com Barbados. Vou passar isso para nosso governador, tenho certeza que esse intercâmbio é de grande interesse’’, avalia Jodan.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!