ESPAÇO ABERTO: Identidade digital deve eliminar uso de "laranja" e diminuir fraudes

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Identidade digital deve eliminar uso de

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


DEPUTADO QUER SABER SOBRE MERENDA


 O deputado estadual Marcelo Cruz (PTB)  requereu  um pedido de informações a secretária de estado da educação (SEDUC), para que dentro de um prazo de 10 dias, informe  quais ações serão tomadas para amparar os professores e demais profissionais da educação em questão à participação da merenda escolar.


Dentre as informações demandadas, estão questionamentos referentes às ações tomadas pela secretaria, como os valores previstos pelo FNDE para o ano de 2019, o impacto orçamentário da merenda, o número de alunos atendidos com a alimentação, e a existência de estudos prévios que comprovem prejuízos.


Temos diversos professores que se deslocam todos os dias de regiões do Baixo Madeira e zonas rurais, só retornando às suas casas no final do dia. Não podemos deixar de provê-los de algo básico como o direito à merenda.” – Afirmou o deputado.
A imagem do oficio circulou na rede social e causou polêmica entre os internautas, sobre o descaso com os professores da rede estadual em Rondônia.

 


PROJETO ATENDE MAIS DE 400 CRIANÇAS EM VILHENA

 

O projeto “Nutri vida", realizado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), distribui mais 400 litros de leite por semana para crianças em necessidade em todo o município. O leite é repassado de segunda a sexta-feira para ongs e igrejas que são responsáveis pelo o acompanhamento e distribuição do leite às crianças.


 
São nove pontos onde as crianças podem receber o leite nos bairros Bela Vista, Setor 13, São José, Cristo Rei, Setor 19, União e em igrejas. São beneficiadas crianças de 6 meses a 6 anos e crianças com deficiência, que são identificadas pela assistente social que encaminha um relatório para a secretaria informando a necessidade do leite.


 
O leite é muito importante para o crescimento saudável da criança e infelizmente muitos não têm acesso. É muito gratificante pode dar um alimento nutritivo desses para as crianças e ajudar os pais que não tem condições”, ressaltou a coordenadora do projeto, Alessandra Martins. Todo ano a secretaria faz um recadastramento das famílias que recebem esses benefícios e acompanham o crescimento das crianças, visando sempre o bem-estar e garantindo que o leite chegue até elas. Bela iniciativa que merece ser copiada por outros municípios do estado.

 

 

 

 


IDENTIDADE DIGITAL


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão público responsável pela gestão do programa Identificação Civil Nacional (ICN), que também tem como missão emitir a Identidade Digital de todos os brasileiros. A Identidade Digital substituirá qualquer outro documento cujas informações estejam na base de dados da Justiça Eleitoral.


O documento é composto por dados biográficos (nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento,  nacionalidade/naturalidade e ocupação) e por dados biométricos, com o cadastro das impressões digitais dos dez dedos, da face e da assinatura dos indivíduos.

 

A identidade ainda contará com dispositivos de segurança de verificação que os documentos comuns não possuem, como o QR Code. Num primeiro momento, o DNI será emitido apenas em meio digital (para tablets e smartphones), mas, em breve, o seu número será incorporado aos documentos de identidade expedidos pelos estados. O DNI contará com um número de identificação interno e individual para cada cidadão, que terá nove dígitos e também exibirá o número de outros documentos, como o do CPF.


O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fioreze, explicou que a Identidade Digital conferirá maior segurança ao cidadão que a possuir, pois será a garantia de que ninguém poderá se passar por ele. “Isso evitará, por exemplo, fraudes previdenciárias e bancárias, já que qualquer instituição pública ou privada poderá checar os dados biométricos, que são únicos em cada indivíduo”, esclarece o juiz. Além da emissão do DNI, o programa ICN também pretende permitir a verificação dos beneficiários do INSS já no segundo semestre de 2019. A ideia é que esse projeto ocorra junto com a emissão da Identidade Digital.

 

 

 

 

SERVIÇO MAIS RÁPIDO


Após o convênio entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia, assinado em setembro de 2018, o acesso à certidão de tempo de serviço solicitado pelos servidores estaduais ativos tem sido muito rápido e deve ser requerido junto à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep). Segundo o superintendente, Júlio Martins Figueiroa Faria, a média de certidões emitidas é de 25 por dia.


Um dos principais motivos para a solicitação da certidão de tempo de serviço é a intenção de aposentadoria. Todos os servidores da ativa estão implantados no sistema do e-Estado e atualizados pelos seus RHs de origem e podem ter o documento emitido em minutos. 


Para os servidores antigos, que ainda estão fora do sistema, a pesquisa é realizada no Cadastro Geral, onde ficam as pastas físicas. Por enquanto esses casos são trabalhados manualmente, e ainda demanda tempo para a pesquisa, girando em torno de até 6 meses para se obter o documento. 

 


ENCONTRO DE GESTORES


Com objetivo de ampliar as discussões de Políticas Públicas para a Juventude, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realiza o I Encontro de Gestores Municipais de Políticas para a Juventude, que acontece nesta sexta-feira (22). O espaço será para dialogar e capacitar os gestões municipais.


O I Encontro de Gestores Municipais de Políticas para a Juventude é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Política Pública para Juventude, coordenadoria esta que está vinculada à Sejucel, que realizou algumas visitas aos municípios para entender as necessidades dos gestores desta política. Segundo o coordenador da Juventude, Gabriel Barbosa, além da receber as demandas dos municípios, o encontro é um momento estratégico para capacitar os gestores para realização da Conferência Estadual, que acontece até Junho.


Gabriel ainda destaca a adesão dos municípios para esse encontro, segundo ele, cerca de 40 municípios estão confirmados.

 

 

ORQUESTRA E COVER

 

O Queen esteve presente na noite desta quinta-feira (21) em uma casa de eventos  de Porto Velho. Um grupo cover, acompanhado de orquestra animou com muita propriedade o excelente público que esteve no local. Realmente foi de impressionar tanto a performance de Freddye Mercury devidamente caracterizado, inclusive com um bigode mais que original, e a animação do público cantando e com todas as canções na ponta da língua. Pena que espetáculos como esse, para um público seleto e sofisticado,  são raros em Porto Velho. Precisamos de mais atrações assim que façam lembrar e reviver os bons tempos das músicas de qualidade.

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS