PROTEÇÃO: Confúcio Moura defende permanência da Funai no Ministério da Justiça

De acordo com o senador, a proteção dos povos indígenas vai muito além da questão cultural

PROTEÇÃO: Confúcio Moura defende permanência da Funai no Ministério da Justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A demarcação de terras indígenas precisa ser feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e não pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, advertiu o senador Confúcio Moura (MDB-RO) nesta quinta-feira (14). Para o parlamentar, com o novo governo, o órgão que protege os indígenas está fragilizado e isso tem contribuído para o aumento de ameaças de morte, grilagem e roubo de madeira em comunidades como a Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia.

 

De acordo com o senador, a proteção dos povos indígenas vai muito além da questão cultural. Confúcio Moura observou que a proteção da terra pelos índios deve ser pensada sob o ponto de vista do abastecimento hídrico e de geração de energia elétrica daquela região, uma vez que são eles que cuidam da maioria das nascentes que deságuam no Rio Jamari, no qual está localizada a Usina Hidrelétrica Samuel. Por outro lado, acrescenta, a preservação ambiental contribui para o sequestro de carbono, melhorando o equilíbrio climático mundial.

 

"A implementação da política indigenista deve ser prioridade no Brasil, portanto é  necessário devolver a Funai ao Ministério da Justiça, bem como devolver as demarcações das terras indígenas ao órgão indigenista que tem expertise para tal', defendeu o senador.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS