ESPAÇO ABERTO: Governador é contra o aumento da energia mas o Prefeito fica calado

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Governador é contra o aumento da energia mas o Prefeito fica calado

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

 

O novo método de prevenção ao HIV, o vírus causador da Aids, teve origem com estudos na França, foi testado no Brasil em 2017 tendo 10 estados e o Distrito Federal participado de projetos pilotos e chegou a Rondônia no segundo semestre de 2018. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste na combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam a entrada do vírus no organismo.


Mas para que isso aconteça com eficácia é preciso tomar os comprimidos todos os dias. O medicamento é distribuído gratuitamente. Para a Agência Estadual de Vigilância em Saúde, o método é considerado como um reforço as ações estratégicas para combater a doença no Estado e alerta que PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis e por isso deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.


Bloquear a entrada do vírus causador da aids no organismo é considerado um grande avanço para a saúde pública. Para ter acesso ao PrEP é preciso procurar um dos 10 pontos onde funciona Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Rondônia. Em Porto Velho, o atendimento acontece na Policlínica Oswaldo Cruz (POC). Neste período que antecede o Carnaval, a Agevisa faz um apelo especial para que o público vulnerável ao vírus procure uma das unidades do SAE.

 

 

Ilustrativa

 

 

 


INTRANSITÁVEL


Alguns moradores de Candeias do Jamari estão bem aborrecidos com a prefeitura. O problema seria o descaso com as comunidades da zona rural. É que um dos pontos turísticos mais visitados de Rondônia, o Rio Preto, com belas paisagens naturais está de portas fechadas por falta de acesso causado pela chuva. O proprietário do local chegou a usar uma rede social para criticar a prefeitura. Rio Preto existe há mais de 40 anos e fica a cerca de 32 quilômetros da capital. Em uma entrevista de 2017, Wagner, dono do balneário, informou que aproximadamente duas mil pessoas visitavam o local nos fins de semana. O espaço possui chalés, piscina, cascata e toboágua, além de um restaurante com cardápio variado.

 

 

 

 

 

MEDO DE DOENÇA 


No Setor chacareiro, no final da Raimundo Cantuária,  duas pessoas procuradas pelo reportagem do Rondoniaovivo afirmaram estar com medo de ter doença de Chagas. Elas encontraram um barbeiro, transmissor da doença de chagas, e ficaram assustadas.  As pessoas disseram que conseguiram capturar o animal e levar  para o Laboratório Central do Estado. Camila Azzi, bióloga do Lacen, informou que realmente foi feita análise no barbeiro mas o resultado teria dado negativo, afastando qualquer possibilidade de risco para os moradores que estavam assustados.

 

 

 

 


NOVO RIO NA ZONA LESTE


Rua Orquídea, bairro Jardim Eldorado, moradores ironizam e agora dizem que Porto Velho também tem agora o Rio Orquídea. Moradores não conseguem sair de casa porque a rua tem ficado completamente alagada com a água da chuva. Como tem chovido todo o dia a situação está cada vez pior. Tem gente que só consegue sair de casa com botina ou colocando algum objeto sobre a água para poder passar. A população afirma que já cansou de pedir ajuda para a prefeitura e a resposta é sempre a mesma. Assim que der o problema vai ser resolvido.

 

 

SE OMITIU


Na segunda-feira (11) o presidente da Energisa Rondônia, André Teobaldi, o Presidente do Conselho de Administração, Ivan Botelho e o Presidente da Energisa no Brasil,  Ricardo Perez, visitaram o governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves. Eles foram apresentar um plano de negócios para Rondônia onde estaria programado um investimento em torno de 470 milhões para o Estado. Na sede do Governo, após a fala dos diretores, a primeira manifestação de Marcos Rocha foi dizer que é contra o aumento da tarifa de energia embora ache muito importante os investimentos. No gabinete do prefeito, Hildon Chaves teve reação completamente contrária a Marcos Rocha. O prefeito se limitou a elogiar os investimentos dizendo que eles  movimentam a economia, geram emprego e renda e trazem mais segurança para os consumidores de energia elétrica no Município. A atitude de Hildon Chaves demonstra que ele parece estar completamente alheio aos movimentos que vem ocorrendo contra o aumento da tarifa de energia em 25% e que tem mobilizado Ministério Público Federal, Estadual, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor e a Bancada Federal de Rondônia.

 

 

 

 

 

CADÊ O PREFEITO DE NOVA MAMORÉ E A DEFESA CIVIL



O vídeo apresentado com exclusividade pelo Rondoniaovivo mostra uma moradora da zona rural de Nova Mamoré, operada do joelho e usando muletas, caminhando dentro d’água em um atoleiro. Cansada e ofegante a agricultora diz que para fazer um trajeto de aproximadamente um quilômetro coberto de água apenas uma parte pode ser percorrida por canoa, o restante somente a pé. As  chuvas que tem castigado a região nos últimos dias e causado a subida do rio Mamoré. Famílias estão ilhadas e se sentindo abandonadas por parte do poder público. É inadmissível ver um drama como esse ocorrendo já que as cheias na região são de conhecimento público e é óbvio que nesse período a população sofre as consequências do excesso de água.

 

 

 


FIOCRUZ NO MOVIMENTO RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO


Para melhorar os indicadores da educação em Rondônia, e estimular o desenvolvimento do estado, o Movimento Rondônia Pela Educação avança em parcerias e adesões. Lançado em 2016, o projeto busca desenvolver ações alinhadas com as diretrizes e estratégias do Plano Nacional da Educação – PNE, Plano Estadual de Educação, e Movimento Todos Pela Educação.


O coordenador executivo do movimento, Edgar Teixeira, foi recebido pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz RO, Deusilene Vieira, para uma apresentação do movimento e, durante o encontro, foi firmado o compromisso da Fiocruz com o projeto, uma vez que a instituição também está alinhada com o desenvolvimento do estado e da Amazônia, através dos programas de formação de recursos humanos qualificados, em diferentes linhas de pesquisa. 


A adesão da Fiocruz ao Movimento Rondônia pela Educação ocorre num momento muito importante, em que é discutida a ampliação de algumas ações adotadas pela instituição visando a popularização da ciência.

 

 

Edgar Teixeira coordenador do Movimento Rondônia Pela Educação e a vice diretora de ensino, informação e comunicação da Fiocruz/RO Deusilene Viera

 

 

 

 

FESTA NA CIDADE


Nesta quarta-feira (13), entre 08 e 17 horas, a Prefeitura de Candeias do Jamari vai promover um grande evento para comemorar o aniversário de 27 anos de emancipação política. As atividades irão acontecer na Avenida Tancredo Neves, 1781, atrás da sede da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.


Entre 08 e 09 da manhã, haverá uma solenidade com apresentação da banda de música da Polícia Militar de Rondônia, discursos das autoridades e corte do bolo de aniversário.


A partir das 09 da manhã, começam as ações sociais, com atendimentos do Bolsa Família, Carteira de Idoso, emissão de título eleitoral, corte de cabelo, atendimentos médicos e odontológicos, consultas fisioterápicas, vacinações, coleta de preventivo, testes rápidos para malária, aferição de pressão arterial e orientação jurídica (com a presença de um escritório de advocacia, da Defensoria Pública e Ministério Público do Estado).


Também haverá muito esporte e lazer com oficinas lúdicas (de pintura, leitura e escrita), jogos de mesa, salão e rua (dominó, dama, xadrez, peteca, amarelinha, saco, pebolim e tênis de mesa), futebol de campo, pula-pula, capoeira, dança e a partir das 14 horas, música ao vivo com a dupla André e Andreilson.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS