ESPAÇO ABERTO: Briga entre prefeitura e consórcio SIM prejudica o povo mais uma vez

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Briga entre prefeitura e consórcio SIM prejudica o povo mais uma vez

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

GREVE COLETIVOS


90 mil pessoas ficaram sem transporte coletivo em Porto Velho nesta segunda-feira (21) por conta de outra greve dos motoristas e cobradores. Agora a categoria reclama de salários atrasados e corte de todos os benefícios, entre eles cesta básica e vale refeição. Consórcio Sim nega que haja atraso de salários. A prefeitura diz que entrou na justiça para garantir um mínimo de transporte aos usuários. Tribunal Regional do Trabalho entregou ordem judicial na sede do sindicato dos motoristas e cobradores informando multa de 200 mil reais por dia se não for garantida a circulação de 70% da frota em horários normais e 90% no horário de pico. Motoristas e cobradores iam decidir até a noite de segunda se acatavam ou não a ordem judicial.  É impressionante o impasse entre prefeitura e consórcio  Sim sobre essa questão do transporte coletivo. E isso vem desde o governo Mauro Nazif. Durante a semana vou divulgar detalhes dessa “briga” que como sempre acaba sobrando  para o usuário que não tem nada a ver com a lambança.

 

 

 

 

DESCASO TOTAL


Desde a semana passada, segundo funcionários do posto, que a unidade de saúde de Jacy Paraná está passando por algumas dificuldades devido à falta de transporte para levar  a equipe de urgência e emergência. A unidade estaria ficando descoberta até as 10h00 da manhã, porque o micro-ônibus do distrito de Bandeirantes, que faz o transporte de servidores para Jacy, desce com a equipe de lá, pega a de Jacy Paraná e segue para Porto Velho. Somente depois disso o veículo retorna levando médico e enfermeiro que desde 6h00 da manhã já estão disponíveis para seguir viagem. Os servidores do posto de saúde de Jacy afirmam que pedem a à Deus para que não chegue nenhuma emergência durante o horário entre 6h00 e 10h00 pois não tem gente para atender. 

 

 


OUTRO LADO


A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, informou que o Município não tem obrigação nenhuma de levar servidores para o trabalho. No caso dos enfermeiros que atendem em Jacy-Paraná, existe um acordo antigo, conforme a Secretária, que prevê o transporte desses profissionais como forma de incentivo para atuar na zona rural. No caso dos médicos, eles são responsáveis pelo próprio transporte. A Secretária disse ainda que no fim de semana uma Van que dava “carona” para a equipe de saúde quebrou na estrada e por isso os profissionais se atrasaram.

 

 

INAUGURAÇÃO


Será inaugurado ás 900h da manhã desta terça-feira (22) o novo prédio da Assembleia Legislativa de Rondônia. Com a presença dos deputados estaduais, da população e diversas autoridades, a inauguração será marcada por solenidade conduzida pelo presidente da ALE-RO, Maurão de Carvalho (MDB).


 A nova sede da casa de Leis de Rondônia recebeu o nome de Palácio Marechal Rondon, em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, considerado um dos desbravadores do Brasil.


 
À tarde, a partir das 14h00 será realizada a primeira sessão extraordinária para apreciar vetos e matérias encaminhadas pelo executivo estadual, para apreciação e votação dos parlamentares. Para muitos deputados será a única sessão na nova Casa de Leis, porque os eleitos e reeleitos tomarão posse no próximo dia 1º, a partir das 14h00 no Centro de Eventos Talismã.

 

 

 

 

SEM ESCOLA

 

Moradores da comunidade de Vila da Penha, próximo a Nova Mamoré, estão preocupados com a situação da educação para as crianças da localidade. Eles afirmam que o ano letivo de 2018 não terminou e que a conclusão só acontece agora nos meses de fevereiro e março. O problema é que a Secretaria Municipal de Educação  teria informado que só vai haver ônibus para as crianças em 01 de abril quando começa o ano letivo de 2019. Os pais dos alunos afirmam que muita gente, inclusive de linhas localizadas na região da Vila da Penha, não tem como levar ou encaminhar os filhos para o colégio para que seja concluído o ano letivo atrasado. Ora, se o calendário não foi cumprido por conta da bagunça que é o transporte escolar rural em Porto Velho é a prefeitura quem tem a obrigação de solucionar o problema.

 

 

SECRETARIO GARANTE TRANSPORTE


Ao responder mensagem da coluna, o Secretário Municipal de Educação, Cesar Licório, informou que não vai faltar transporte para as crianças na reposição das aulas atrasadas.

 

 

 

 

GOVERNADOR APOIA REDUÇÃO DE CONTA DE ENERGIA

 

Gabriel Tomasete, Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, esteve reunido com o governador Marcos Rocha na tarde desta segunda-feira (21). Conseguiu apoio do Governador que garantiu se empenhar na luta contra o aumento da tarifa de Energia Elétrica em Rondônia. Rocha prometeu ir junto para Brasília para conversar com o Ministro de Minas e Energia e também compor a comitiva formada por uma frente jurídica mais a Bancada Federal que se encontrará com o Presidente da Aneel. A ideia é reverter o aumento de 27% na conta de luz anunciado pela Energisa e autorizado pelo governo.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS