Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
FISCALIZAÇÃO DUVIDOSA
Duas operações feitas por auditores fiscais do Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (AM), nos primeiros dias do ano, descobriram aproximadamente R$ 820 mil em cargas irregulares. A carga estava programada para seguir para a China.
Foram apreendidas 50 toneladas de objetos cuja origem suspeita é de quadrilhas de receptação, além de 28 toneladas de botijões de gás de cozinha, material inflamável, tóxico e sem identificação.
As cargas reúnem hidrantes de cobre, engates de mangueiras de incêndio, fios de cobre de telefonia, lápides, moedas antigas, hélices de navio, placas de inauguração de obras públicas e outros objetos.
Auditores fiscais fizeram as descobertas durante fiscalização nos terminais portuários. Curioso isso. Se as cargas são alfandegadas em Porto Velho como que essas irregularidades são descobertas em Manaus? Ano passado já houve um caso parecido em que até o ex-governador, Daniel Pereira, esteve questionando o controle de produtos alfandegados em Rondônia que, em tese, teriam que estar dentro da lei.
CONTAS NÃO APROVADAS
O Tribunal de Contas (TCE/RO) decidiu, por unanimidade de votos, julgar irregular prestação de contas do Fundo Estadual de Saúde (FES/RO), do exercício de 2014, sob responsabilidade do ex-secretário de Saúde Williames Pimentel de Oliveira.
Além de Pimentel, que ocupou a pasta durante parte significativa da administração Confúcio Moura (MDB), a Corte de Contas apontou também a responsabilidade de Álvaro Humberto Paraguassu Chaves, coordenador técnico de Administração e Finanças; Robson Vieira da Silva, gerente de Controle Interno; Antônio Ricardo Monteiro do Nascimento, contador, e André Luis Weiber Chaves, gerente de Almoxarifado e Patrimônio.
Para os membros do TCE/RO, houve descontrole patrimonial dos bens de consumo, decorrente da não realização de inventário, da não contabilização das baixas por consumo, da não designação de comissão de inventário, bem como a inexistência de controles mínimos dos bens em almoxarifado, comprometendo a gestão do fundo.
GREVE SUSPENSA?
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, do Tribunal de Justiça de Rondônia, atendeu pedido do Estado e suspendeu a greve de agentes penitenciários que seria iniciada na manhã desta sexta-feira (18), em protesto contra veto do governador ao Orçamento, o que inviabilizaria alinhamento salarial da categoria. Após o anúncio da justiça o Sindicato dos agentes deu uma entrevista ontem à tarde dizendo que a greve seria mantida.
AINDA DÁ TEMPO
O professor de História da rede municipal de ensino, artista plástico Flávio Dutka, continua com seus trabalhos em exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos, no centro da cidade. A mostra ficará aberta ao público até amanhã (19), na parte da manhã e tarde. Apesar de sua formação em História, Flávio Dutka ensina Artes e Inglês.Os trabalhos expostos foram produzidos entre os anos de 2016 e 2018. Dutka é paraense, mas reside em Rondônia desde os seis anos de idade. É um autodidata, que iniciou nas artes ainda pequeno. Sua primeira exposição foi aos 16 anos.
O artista plástico está exatamente há dez anos e seis meses vivendo em meio aos ribeirinhos. Durante oito anos lecionou nas comunidades/distritos de Papagaios, Cuniã, Demarcação, Santa Catarina e Nazaré. Atualmente está fixo na região do Cuniã, uma das áres mais belas de Rondônia, com paisagens cinematográficas. Além de Porto Velho, Dutka já expôs em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, na Finlândia e Milão(Itália).
DE VOLTA EM MARÇO E COM NOVIDADES
O Tacacá Musical retorna as suas atividade no dia 6 de março (Quarta-feira de Cinzas). Essa atividade é promovida pela Prefeitura de Porto Velho, via Funcultural. A última edição foi em 19 de dezembro e a pausa ocorreu devido ao período de chuvas na capital.
A partir de agora, as barracas serão padronizadas e os tacacazeiros uniformizados. As mudanças foram realizadas em comum acordo com os pequenos comerciantes. As barracas também ocuparão um novo espaço – elas serão instaladas em uma parte da Praça Jonathas Pedrosa, em frente ao Mercado Cultural. No Calçadão do Manelão, onde elas ficavam anteriormente, será instalado um palco para os shows artísticos.
São cinco barracas que comercializam comida regional: tacacá, galinha picante, farofa de camarão (feita com farinha especial produzida por índios do Amazonas), vatapá, caruru, arroz paraense (produzido com camarão e jambu). Tem ainda a barraca que vende cerveja e refrigerante.
O projeto iniciou em 2017 com o objetivo de promover a gastronomia e a cultura regional, daí o nome ‘Tacacá Musical’. Foi uma forma também, segundo Ocampo Fernandes, Presidente da Fundação de Cultura, de ocupar o Mercado Cultural, prédio histórico de Porto Velho, que estava com a sua estrutura ociosa.
QUASE CENTENÁRIO
O jornalista Euro Tourinho, uma enciclopédia viva, completou 97 anos na quinta-feira (17). Ele chegou a Rondônia em 1932, com apenas 10 anos de idade. Teimoso e lúcido, ainda dirige o seu veículo e não admite que esse direito seja retirado para “não depender dos outros”.
A família comemorou a data com uma festa simples, discreta. Tourinho será homenageado ainda no pub Buraco do Candiru, do qual ele é presidente de honra.
Euro Tourinho veio com o pai Homero de Castro Tourinho, fiscal de Tributos da Receita do Estado do Mato Grosso, designado para trabalhar no antigo município de Santo Antônio.
Esse município era situado na época no extremo norte do Estado de Mato Grosso, do qual só restou a histórica Igrejinha de Santo Antônio.
Apaixonado pela arte de escrever e fotografar, ele iniciou suas atividades no Jornal Alto Madeira em 1950, matutino fundado em 1917. Começou de forma tímida, assinando uma coluna com o pseudônimo "Eurly Tourinho", em homenagem a sua única filha mulher.
Já são quase sete décadas dedicadas ao jornalismo, o que o torna uma referência para Rondônia. Por conta de sua trajetória, Euro foi homenageado no filme rondoniense ‘Amor de Mãe”, do produtor Paulo Andreoli, e dirigido pelo cineasta carioca Anselmo Vasconcellos.
EXONERAÇÃO DE COMISSIONADOS EM THEOBROMA
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Jaru, recomendou ao Prefeito do Município de Theobroma a exoneração de servidores contratados sem concurso público para cargos administrativos.
A medida, adotada após celebração de Termo de Ajustamento de Conduta, tem por base legal a Constituição Federal, que deixa expresso que cargos ou empregos públicos dependerão de aprovação prévia em concurso público e que cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Conforme ressalta o MP, a investigação pretende, ao fim, possibilitar a todos a chance de ingressar na carreira pública por meio de concurso. Caso a recomendação não seja cumprida, o Ministério Público tomará as medidas judiciais devidas.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!