VALORIZAÇÃO: Projeto de Jair Montes que institui o dia do capoeirista é aprovado na Câmara

"Os capoeiristas passaram a sofrer dura perseguição e repressão policial”, lembrou Jair.

VALORIZAÇÃO: Projeto de Jair Montes que institui o dia do capoeirista é aprovado na Câmara

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os capoeristas de Porto Velho tem agora um dia do ano para comemorar. A Câmara de vereadores aprovou com 12 votos favoráveis o projeto de lei 3709/2018 de autoria do vereador Jair Montes (PTC) que dispõe sobre a criação do dia em homenagem ao capoeirista. A votação foi acompanhada por dezenas de capoeiristas que ovacionaram o vereador após termino da votação. “Minha intenção foi resgatar a memória como instrumento de afirmação da cidadania e de valorização da identidade nacional. A capoeira é uma arte multidimensional e um fenômeno complexo e multifacetado, pois é, ao mesmo tempo dança, luta, jogo e música. Em 1.890 a capoeira chegou a ser criminalizada e foi incluída no código penal como atividade proibida. Os capoeiristas passaram a sofrer dura perseguição e repressão policial”, lembrou Jair.

 

De acordo com o vereador somente a partir de 1920 a prática começou a ser descriminalizada e com o apoio de intelectuais e historiadores passou a ser considerada um legítimo esporte brasileiro. “Atualmente, a capoeira está presente em mais de 150 países atraíndo praticantes e estudiosos dos cinco continentes do planeta. Em 2008 o oficio dos mestres de capoeira foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial brasileiro. Além disso o Estatuto de Igualdade Racial não só ratificou a capoeira como bem de natureza imaterial e de formação de identidade cultural, como também a reconheceu como desporto de criação nacional”, explicou Montes.

 

Com a aprovação do projeto fica estabelecido no calendário municipal a data 1º de novembro como o dia em homenagem a capoeira e ao capoeirista. Ao final da sessão os capoeiristas se perfilaram numa roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantaram em homenagem ao vereador que até se arriscou a jogar capoeira. O projeto segue agora para sansão do prefeito Hildon Chaves.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS