Governo lança decreto para terceirização da saúde e Conselho Estadual vai vetar

O decreto possibilitará a contratação de empresas para atuar no setor, sem a necessidade da realização de chamamento público.

Governo lança decreto para terceirização da saúde e Conselho Estadual vai vetar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governador Confúcio Moura publicou na edição do dia 13 de março de 2018, o Decreto N. 22.650, DE 12 DE MARÇO DE 2018, para credenciar previamente as Organizações da Sociedade Civil (OSC), para a terceirização de vários setores da saúde estadual. O decreto possibilitará a contratação de empresas para atuar no setor, sem a necessidade da realização de chamamento público para formalização de parcerias, o que em tese, implica na falta de controle social dos recursos da saúde.

 

A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato da CUT, ao ressaltar que o colegiado já possui decisão anterior que proíbe esse tipo de procedimento com os recursos da saúde. “O que o Governo quer é terceirizar o setor. O estado continua precarizando o setor para vende-lo à iniciativa privada, e isso não vamos permitir”, disse o conselheiro. Ele disse que irá representar o Estado e o secretário Pimentel por mais uma tentativa de desmonte da Saúde.

 

HILDON CHAVES

 

Raimundo Nonato da CUT ressaltou que a ida do secretário estadual Williames Pimentel e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, acompanhados de um grupo de vereadores a Goiânia, há um mês foi justamente para conhecer o sistema de terceirização que já ocorre em Goiás. “Ali já começou o plano de terceirizar a saúde. Tanto o Estado, quanto a capital têm interesse de abrir mão de suas obrigações para iniciativa privada”, disse.

 

Segundo Raimundo, ele está aguardando que a Prefeitura faça o mesmo que o Estado para acionar o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Federal. Ele lembra que esse tipo de contratação é apenas para complementar os serviços e não substituir o Estado. “Irei denunciar não somente a Câmara Municipal, se aprovar a Mensagem, mas também a omissão do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS