Anderson do Singeperon inspeciona unidades prisionais em RO

Efetivo de servidores e guaritas desativadas estão dentre os principais problemas.

Anderson do Singeperon inspeciona unidades prisionais em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dando sequência ao trabalho de inspeções das unidades prisionais, o deputado estadual Anderson do Singeperon esteve na terça-feira (19/12) no maior presídio de Rondônia, a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco) e no Presídio Provisório Feminino da Capital. No dia seguinte, inspecionou o Provisório Masculino, mais conhecido por Pandinha.

No Urso Branco, que abriga hoje cerca de 640 apenados, Anderson conversou com a direção e agentes plantonistas, os quais revelaram que a maior dificuldade ainda está no efetivo de servidores. “Mesmo com as escalas extras, existe essa necessidade de mais agentes penitenciários para reforçar a segurança e desenvolver as atividades rotineiras”, relatou o deputado.

“A estrutura é antiga e judiada, consequência das diversas rebeliões e motins que protagonizou, o que levou o Estado Brasileiro a responder um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA)”, afirmou Anderson.

No entanto, o parlamentar ressaltou uma das iniciativas de reinserção social que será implantado na unidade ao visitar o espaço onde deverá funcionar uma biblioteca. “Aqui o preso poderá diminuir a sua pena por cada livro lido. Um projeto que tem funcionado bem em outros estados”, destacou.

Provisório Feminino

Já no Presídio Provisório Feminino, o deputado Anderson também verificou as condições de trabalho e a estrutura local.

O efetivo de agentes penitenciárias também é baixo, em relação às pouco mais de 40 apenadas. “A estrutura também é ruim, mas nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso a direção e colegas”, evidenciou.

Pandinha

A unidade prisional que recebe os presos provisórios, geralmente advindos da Central de Polícia, também passou pela inspeção do deputado, na quarta-feira (20/12).

Com pouco mais de 400 presos, Anderson constatou que cerca de 80 condenados cumprem pena na unidade por falta de vagas nas demais penitenciárias. “Além da superlotação, o efetivo de agentes penitenciários fazendo a segurança nas carceragens também é deficiente”, revelou.

Segundo Anderson, a Direção da unidade tem se esforçado para melhorar as condições de trabalho e a estrutura física, onde uma parte se encontra em obras.

Entretanto, o deputado apontou que somente duas guaritas fazem a guarda externa da unidade, o que coloca em risco a segurança dos agentes penitenciários. “As outras duas guaritas, mais próximas da Colônia Penal, estão abandonadas pela Polícia Militar. Isso é um grande risco para o servidor que fica desguarnecido”, criticou.

Todas as sugestões, reivindicações e problemas identificados serão encaminhados pelo deputado à Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS