Parlamentar destacou que o programa contribuirá com a modernização.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Laerte Gomes (PSDB) destacou o lançamento do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios, uma iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO).
A solenidade para apresentar o Profaz aos prefeitos, secretários e técnicos fazendários municipais, aconteceu na última segunda-feira (6), no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), no município de Ji-Paraná. Representando a Assembleia Legislativa no evento, Laerte Gomes informou que o lançamento contou com a presença do governador Confúcio Moura (PMDB) e líderes do setor produtivo de Rondônia.
O parlamentar parabenizou o presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, Edilson de Sousa Silva e os demais membros da Corte, pela iniciativa de criar o Profaz, que contribuirá com a modernização das receitas municipais.
Segundo Laerte Gomes, o Profaz é um acordo de cooperação técnica que envolve, além do TCE, o governo de Rondônia, a Assembleia Legislativa, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae).
O Profaz tem por objetivo promover a governança econômica-fazendária dos municípios rondonienses, em uma estratégia para o desenvolvimento econômico-sustentável, envolvendo quatro eixos estratégicos e principalmente, isso que é uma das maiores carências dos municípios, a receita própria. “O percentual, quando se compõe o orçamento, em alguns municípios é insignificante, deixando as prefeituras a mercê dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do governo federal o do ICMS, do Estado”, detalhou o deputado.
O parlamentar explicou que os quatro eixos se integram na modernização, atualização e consolidação da legislação tributária municipal em consonância com as normas constitucionais e infraconstitucionais em vigor. Também na identificação e orientação à exploração da vocação econômica sustentável do município e da região, onde ele se encontra localizado, na regularização fundiária e utilização de tecnologia e inovação voltadas à produção, que respeite a natureza e na redução da burocracia com vistas a maximizar a instalação e fixação de empreendimentos.
Laerte destaca que, além da promoção da governança para o desenvolvimento sustentável dos municípios de Rondônia, bem como do fortalecimento de suas fazendas, o objetivo central do Profaz é a articulação de ações e projetos capazes de gerar o aumento da arrecadação própria dos 52 municípios. Isso representa um incremento no mínimo de 50% em relação à atual receita, ao cabo de três anos, sem implementar novos tributos.
Para tanto, o deputado ressaltou que a meta estipulada será auferida por meio de rigoroso gerenciamento dos projetos e das ações pertinentes ao programa, respectivamente a cada um de seus eixos.
O parlamentar enalteceu a atuação da Corte do Tribunal de Contas e demais parceiros que terão um trabalho imprescindível na amarração de um aparato de gestão fiscal dos municípios, a fim de que o ganho de receita possa, de fato, redundar em melhoria dos serviços públicos, e não na má aplicação dos recursos.
Laerte também destacou o Portal Tô no Controle, elaborado pelo Profaz para estimular o controle social pelo cidadão. Utilizando linguagem simples e dados relevantes para o acompanhamento das contas públicas municipais, o Portal permite a verificação da estrutura da receita e das despesas, bem como da qualidade do planejamento orçamentário.
“O Portal Tô no Controle é um novo conceito de controle social, está concorrendo ao Prêmio Innovare e já ganhou o prêmio do Instituto Rui Barbosa, referência em melhores práticas para os Tribunais de e Contas do Brasil do Conselho. Parabéns ao nosso TCE de Rondônia”, concluiu o deputado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!