Por 11 a 4, Aécio é salvo no Conselho de Ética: como votaram os senadores.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 06 de Julho de 2017, o conselho de ética confirmou o arquivamento de processo de pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves impetrado pelo PSOL e pela Rede.
O senador Acir Gurgacz votou pelo arquivamento do processo de cassação do mandato de Aécio, e assim também ajudou a salvar o mandato do senador tucano, acusado de recebimento de propina.
Senado
Por 11 a 4, Aécio é salvo no Conselho de Ética: como votaram os senadores
O Conselho de Ética do Senado confirmou, na manhã desta quinta-feira 6, o arquivamento do pedido de cassação do mandato de Aécio Neves (MG), presidente afastado do PSDB.
Por 11 votos a 4, os senadores decidiram manter a decisão do presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), que em 23 de junho arquivou a decisão monocraticamente.
Após as delações da JBS se tornarem públicas, a Rede e o PSOL pediram ao conselho que cassasse o mandato de Aécio por quebra de decoro parlamentar.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a pedir a prisão do tucano ao Supremo Tribunal Federal, mas o ministro Edson Fachin negou. Após o caso ser redistribuído no STF, o novo relator, Marco Aurélio Mello, devolveu o mandato de Aécio.
Segundo a PGR, Aécio tinha um plano para barrar as investigações da Lava Jato, inclusive por meio da escolha de delegados da Polícia Federal que investigariam os parlamentares, e pediu propina a Joesley Batista, da J&F. Na terça-feira 4, Aécio voltou ao Senado e disse ter sido vítima de uma armadilha.
Na quinta-feira 6, os senadores votaram a respeito a aceitação ou não do recurso apresentado pela Rede acerca da decisão de João Alberto Souza.
A base do governo Michel Temer foi decisiva no resultado. O PSDB está dividido a respeito do desembarque do governo, e Aécio, enrolado na Justiça, lidera a ala que deseja permanecer com Temer, apesar das denúncias.
Confira como votaram os senadores:
Quem votou “não” para salvar Aécio:
Airton Sandoval (PMDB-SP)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Hélio José (PMDB-DF)
Davi Alcolumbre (DEM-AP)
Flexa Ribeixo (PSDB-PA)
Eduardo Amorim (PSDB-SE)
Gladson Cameli (PP-AC)
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Telmário Mota (PTB-RR)
Pedro Chaves (PSC-MS)
Roberto Rocha (PSB-MA)
Quem votou “sim” pela continuidade da ação:
Lasier Martins (PSD-RS)
José Pimentel (PT-CE)
João Capiberibe (PSB-AP)
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!