O deputado Léo Moraes (PTB) se encontrou com Diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), José Albuquerque, e representantes da associação das autoescolas de Rondônia para debater sobre implantação dos simuladores de direção.
Desde 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), divulgou uma resolução para tornar obrigatório a utilização do simulador nos centros de formação de condutores. O simulador veicular é exigido apenas para categoria B e, de acordo com a resolução, cada aluno precisará ter no mínimo 5 horas de aulas noturnas no aparelho.
“Com essa obrigatoriedade, o valor final da habilitação para o aluno aumenta em torno de R$ 500,00. Nem todos que necessitam tirar carteira de habilitação têm condições de arcar com mais essa despesa. Vamos entrar com um mandado de segurança para impedir a obrigatoriedade desses simuladores e consequentemente, o aumento no valor da retirada das CNHs”, esclareceu Léo Moraes.
O parlamentar também reafirmou compromisso de lutar pelo espaço para testes e provas práticas dos alunos, que atualmente são realizados em diversas ruas, debaixo de sol ou chuva, sem nenhuma estrutura.
Albuquerque confirmou que o convênio está em fase final para criação do local adequado em Porto Velho e também em outros municípios do Estado. O diretor do Detran também agradeceu a dedicação do deputado Léo Moraes com o órgão, associação das autoescolas e, principalmente, com cidadãos.
“Agradeço a parceria e a disposição do Dr. Albuquerque. Esse comprometimento é fundamental para o sucesso de nossa luta”, concluiu Léo.