Léo Moraes cobra efetivação da Lei de Assistência à vítimas de violência

A taxa está cinco vezes acima que a média mundial que é de 2/100 mil

Léo Moraes cobra efetivação da Lei de Assistência à vítimas de violência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dados do Mapa da Violência, divulgado no ano passado, apontam que em 2014, Porto Velho era a sexta capital mais violência do Brasil, com uma taxa de 30,08 homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes. A cidade também apareceu nas pesquisas entre as dez capitais mais violentas para mulheres, registrando uma taxa de 9,5 homicídios de mulheres por 100 mil habitantes. A taxa está cinco vezes acima que a média mundial que é de 2/100 mil.  

Com o propósito de diminuir esses índices, Deputado Léo Moraes, criou um projeto de lei para amparar pessoas vítimas de violência. A Lei nº. 3.616, aprovada em 15 de Setembro de 2015, tem a finalidade de proteger, auxiliar e dar assistência aos que sofreram algum tipo de agressão.

“Queremos criar uma rede de serviços para orientar a integridade e segurança tanto das vítimas, como da família e testemunhas, garantindo assim, assistência psicológica, social e outras medidas que defendem os direitos dos vitimados.”, afirmou o parlamentar que preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Dentre as assistências previstas na Lei está o desenvolvimento de programas pedagógicos para readaptação social e profissional da vítima; ressarcimento do dano causado à pessoa ou ao patrimônio; possibilita internação hospitalar, tratamento, medicamentos e outros recursos médicos essenciais à reabilitação das vítimas e paga despesas de enterro no caso de vítimas de crime violento a pessoas carentes.

Segundo o Deputado, a Lei também tem a finalidade de realizar ações de conscientização à população. “Precisamos mudar o cenário do Estado, eliminar a violência, principalmente dentro das famílias. Este ano vou priorizar o acompanhamento, fiscalização e a efetivação desta lei.”

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS