TCE quer que Governo do Estado justifique a existência da Rongás

Uma empresa criada há quase 20 anos para processar o gás oriundo do Gasoduto Urucum

TCE quer que Governo do Estado justifique a existência da Rongás

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma empresa criada há quase 20 anos para processar o gás oriundo do Gasoduto Urucum, produzido no Amazonas e que já gerou prejuízos milionários e nunca, de fato atuou na sua função de processamento de gás produzido na província de Urucum, no Amazonas. Essas são algumas das supostas realidades que cercam a Rongás – Companhia Rondoniense de Gás (Rongás S/A) e que serão alvo de questionamentos por parte do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Em decisão monocrática proferida esta semana, o conselheiro Wilber Coimbra, baseado num relatório do Ministério Público de Contas, demonstrou que a funcionalidade da Rongás é uma “questão de extrema relevância”, pois trata-se de uma companhia que possui prejuízo acumulado de R$ 5,672 milhões aos cofres públicos, e uma inoperância que já dura dezoito anos. Segundo ele, é preciso obter esclarecimentos sobre a manutenção da empresa pelo Governo do Estado.

O conselheiro deixou caso que, mesmo com 18 anos de criação, é sabido “que para a aludida empresa entrar em atividade depende ela de situações alheias à autonomia de sua vontade”, ou seja, aguardar a construção do gasoduto Urucum (AM) – Porto Velho (RO), o que ainda não aconteceu. Esse fato, segundo o conselheiro, torna a Companhia “permanentemente inoperante, acumulando prejuízos que se arrastam há muito tempo para a reles manutenção da improdutiva empresa”.

 

Em virtude dessas graves denúncias, o conselheiro achou razoável os questionamentos feitos pelo Ministério Público de Contas e determinou a manifestação da ex-presidente da empresa e do governador de Rondônia, Confúcio Moura, nos autos que analisa a prestação de contas da companhia, no exercício de 2013, no prazo de 15 dias.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS