Comitiva se reúne com ministro do Planejamento para acelerar transposição

Comitiva se reúne com ministro do Planejamento para acelerar transposição

Comitiva se reúne com ministro do Planejamento para acelerar transposição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Anderson Pereira do Singeperon (PV), representando a Assembleia Legislativa de Rondônia, bancada Federal, representantes do Sintero, Sindsaúde, Sindsef e Sinjur, Ministério da Justiça e Tribunal de Justiça de Rondônia se reuniram na tarde de quarta-feira (08/03) com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira para tratar sobre o processo da transposição dos servidores do Estado de Rondônia para os quadros pessoal da União. Durante o encontro foram debatidas medidas que ajudem na celeridade da ação.

A reunião foi agendada após um atendimento ao requerimento assinado por sindicalistas, ocasião onde o deputado Anderson agradeceu o apoio da bancada federal, em nome do deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO), que atendeu o pedido para viabilizar a agenda e coordenou a reunião.

Na presença também dos senadores Acir Gurgacz (PDT/RO), Valdir Raupp (PMDB/RO) e Ivo Cassol (PP/RO), bem como dos deputados federais Expedito Netto (PSD/RO), Marinha Raupp (PMDB/RO), Marcos Rogério (DEM/RO) e Luiz Cláudio da Agricultura (PR/RO), Anderson passou expressou a preocupação da lentidão em que se encontra o processo de transposição. “Lentidão essa que vem trazendo prejuízos para o estado de Rondônia. Um exemplo disso são que esses servidores, pela idade avançada, acabam tendo que se aposentarem compulsoriamente e aí alguns chegam a entrar na folha da União e são retirados em seguida, tendo assim que acionar a Justiça”, relatou.

“E aquela economia que a gente sonhou quando ainda aprovada a emenda constitucional não vai acontecer com essa lentidão. Então, a nossa preocupação pontual é saber o que precisa ser feito para destravar esse processo e a gente concluir essa novela”, enfatizou o deputado Anderson do Singeperon.

Anderson citou ainda que há casos em que o servidor nem precisaria ficar esperando. “Vou dar um exemplo da categoria que representei como sindicalista, os agentes penitenciários, que tem uma lei própria que é enquadrado dentro do mesmo da Polícia Civil, onde já temos 12 nomes analisados e publicados em ata, a algum tempo, que ainda não entraram em folha. Outros sete servidores que faltam fechar a lista da Secretaria de Estado de Justiça nem em ata tiveram os nomes publicados. E isso vem acontecendo na educação, saúde e em todos os segmentos do serviço público de Rondônia”, revelou o parlamentar.

Segundo dados divulgados ano passado, pelo menos 19.682 (41,4%), dos 47.500 processos de transposição de servidores dos ex-Territórios recebidos pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), foram analisados pela Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT) em 17 meses de atuação da unidade. Em média, a Comissão analisa e julga cerca de 1,2 mil processos por mês. A maioria dos processos analisados é do Estado de Rondônia: 14 mil.

De acordo com o procurador, Luciano Alves, 7 mil processos foram deferidos e 14 mil analisados. Porém, ele ressaltou que em 24 meses de funcionamento da CEEXT, houve apenas 1.854 processos deferidos. “Caso o andamento acontecer nesse ritmo nós vamos demorar uns seis anos para terminar a ação”. E completou: “ Isso é uma questão social, não somente da economia do Estado”.

Já o secretário executivo de assuntos jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, foi enfático ao dizer que o ideal seria que fosse divulgado um calendário com prazo determinado do processo. Segundo ele, há apenas 20% de servidores na folha de pagamento. “Após praticamente três anos nós temos menos de 2 mil pessoas recebendo os seus vencimentos”, finalizou.

Ao final da reunião, o ministro Dyogo Oliveira ressaltou que o Ministério do Planejamento se empenhará e colocará todos os recursos necessários para a conclusão do processo.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS