As turmas iniciais de mesários voluntários vinculados às 20ª e 22ª Zonas Eleitorais da capital tiveram treinamento no dia 1º de setembro, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, e contaram com a presença de aproximadamente 1.304 mesários
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Iniciou na última quinta-feira (1), o treinamento dos mesários voluntários que atuarão nas eleições municipais de 2016. Cada Zona Eleitoral do Estado elaborou um calendário específico de capacitação e os mesários precisam ficar atentos às datas e locais onde as preparações serão realizadas.
As turmas iniciais de mesários voluntários vinculados às 20ª e 22ª Zonas Eleitorais da capital tiveram treinamento no dia 1º de setembro, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, e contaram com a presença de aproximadamente 1.304 mesários que irão trabalhar no pleito municipal de outubro do corrente ano.
Os cerca de 17.360 mesários de Rondônia se encontram inscritos nas 35 Zonas Eleitorais do Estado, os quais passarão pela capacitação ministrada por servidores da Justiça Eleitoral, visando sua efetiva atuação no dia das eleições nos locais de votação dos municípios rondonienses.
O ciclo de treinamentos do TRE-RO tem como objetivo capacitar os mesários nas atribuições das atividades relativas às seções eleitorais, atendimento ao eleitor, votação, acessibilidade, sigilo e liberdade do voto e, ainda, sobre funcionamento da urna eletrônica.
CAPACITAÇÃO NO INTERIOR
Em algumas cidades do interior, o treinamento dos mesários também se iniciou no dia 1º de setembro, começando pela 19ª Zona Eleitoral – Santa Luzia do Oeste, que abrange, além da cidade sede, os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Parecis e São Felipe do Oeste, com uma média de 336 mesários que irão passar por essa preparação.
O Cartório da 28ª Zona Eleitoral – Ouro Preto do Oeste, que cuida das cidades de Vale do Paraíso, Teixeirópolis e Nova União, conta com o apoio de uma média de 356 mesários a serem capacitados.
PROJETO-PILOTO DE TREINAMENTO EM EAD
“Esse ano o Regional de Rondônia está com um projeto-piloto de treinamento em ensino à distância (EAD) para mesários. No momento, apenas a capital conta com esse tipo de capacitação que é realizada pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mesário recebe um código de acesso após fazer o cadastro que é previamente acordado com o seu Cartório Eleitoral”, destaca o líder do Projeto de Treinamento de Mesário das Eleições 2016 do TRE-RO, Edilson Santos da Costa.
COMPARECIMENTO OBRIGATÓRIO
O comparecimento dos mesários convocados aos treinamentos é obrigatório. Em média, o treinamento tem duração de 4 horas. Durante a capacitação, os mesários assistem à palestra conduzida pelos servidores da Justiça Eleitoral sobre as atribuições de suas funções no dia das Eleições, retirando suas dúvidas, assim como vêem vídeos, e, logo após, o treinamento prático é feito nas urnas eletrônicas de votação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!