Porto Velho é uma favela? Confira o que respondeu o candidato Hildon Chaves - VÍDEO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na rodada de entrevistas do Rondoniaovivo com candidatos a prefeito de Porto Velho. Desta vez foi a vez do Tucano Hildon Chaves responder se Porto Velho parece uma favela. Leia a entrevista e se preferir, assista o vídeo abaixo.
ENTREVISTA 02 – Hildon Chaves
Sandra: - Olá tudo bem? Já de volta aqui nesse bate papo com os nossos candidatos à prefeitura de Porto Velho. Nessa rodada eu vou conversar com o candidato Hildon Chaves pra gente saber um pouco mais sobre ele. E a principio eu gostaria já de agradecer pela sua presença, a sua disponibilidade em vim aqui no Rondoniaovivo bater esse papo com a gente, muito obrigada!
Hildon Chaves: - Muito obrigado Sandra, eu que agradeço essa oportunidade e parabenizo essa iniciativa do Rondoniaovivo, isso é muito importante para todos os candidatos, especialmente pra mim que sou ainda, Sandra, desconhecido da imensa maioria da população porque eu nunca fui candidato a nenhum cargo eletivo.
Sandra: - Bom, e é exatamente essa a intenção saber um pouco mais sobre os candidatos. As perguntas são relativamente simples e tem esse objetivo, conhecer um pouco mais. Portanto, quem é Hildon Chaves?
Hildon Chaves: - Hildon Chaves é uma pessoa que chegou em Rondônia cheio de sonhos, cheio de vontade de trabalhar, cheio de vontade de construir uma história num estado novo, num estado ainda em formação naquela época. Eu cheguei em Rondônia Sandra, em 1992. Eu me formei em janeiro de 1992 em direito pela PUC do Paraná e em março abriu o concurso para promotor de justiça, prestei o concurso e graças a Deus fui aprovado. Iniciei minhas atividades com 24 anos, fui aprovado com 23 anos e iniciei minhas atividades com 24 anos na cidade de Vilhena, naquela época eu fui o promotor de justiça mais jovem do Brasil. E tive toda uma trajetória pelo interior do estado, trabalhando , trabalhei em Vilhena trabalhei em Pimenta Bueno, Ariquemes, Cacoal e estou em Porto Velho desde 1998.
Sandra: - E porque se candidatou?
Hildon Chaves: - Me candidatei, Sandra, e pra você também que esta nos assistindo nesse momento, em agosto de 2013, no dia que eu completei 21 anos como promotor de justiça, eu deixei o ministério publico, eu pedi exoneração para somar forças junto com a minha esposa em um grupo empresarial, em um grupo educacional e nos dois fundamos, lá em 1994, 95, na cidade de Pimenta Bueno, nos começamos com um colégio e esse colégio evoluiu ao longo desses 22 anos aproximadamente, nós implantamos a primeira faculdade de Pimenta Bueno que é a FAP, que é a nossa primeira faculdade que existe até hoje, na sequencia a faculdade São Paulo em Rolim de Moura, a faculdade do Pantanal em Cáceres, a FAMETA em Rio Branco e posteriormente nós adquirimos a UNIGIP, então nós criamos o que hoje é o grupo ATHENAS educacional e é o principal grupo educacional do estado de Rondônia. Nós empregamos hoje aproximadamente 1035 pessoas atendemos milhares de alunos e centenas de professores, enfim, foi um empreendimento que obteve e está obtendo muito sucesso, então ate três semanas atrás eu estava com a minha esposa a frente desse grupo, gerindo esse grupo educacional, gerando emprego gerando renda e principalmente promovendo educação para o estado de Rondônia. O Brasil precisa de educação e Rondônia também. A deputada Mariana Carvalho era candidata do PSDB a prefeitura de Porto Velho, a deputada Mariana optou por continuar o seu mandato em Brasília, a deputada é vice-presidente nacional do PSDB e nesse momento conturbado, nos temos hoje uma conjunção de crise politica com crise econômica, a atuação dela no congresso nacional tem sido muito demandada, em razão disso eu fui convidado pelo partido pelo PSDB a assumir o lugar, a vaga de candidato a prefeito de Porto Velho, assumi esta empreitada impondo de inicio uma única condição, Sandra, a condição de que nos tivéssemos uma coligação muito pequena. Nós somos o PSDB indicando o meu nome a prefeito e o PSDC indicando o nome do Edgar Tonial, o Edgar do boi, a vice-prefeito, apenas dois partidos. Eu particularmente fiz essa exigência porque não acredito que uma coligação de seis, oito, dez, doze partidos tenha condições de funcionar, é um aglomerado de ideologias diferentes um aglomerado muito grande de pessoas e que depois o prefeito sendo eleito vão querer ser acomodadas na prefeitura, isso é a receita do fracasso, do insucesso. Por isso uma coligação pequena, nos teremos apenas um minuto e dez segundos de televisão mas eu entendo que isso e tempo mais do que suficiente para que a população de Porto Velho me conheça, e para que vocês, para que a população de Porto Velho também conheça as propostas do PSDB as propostas da nossa coligação.
Sandra: - E o que o senhor pode fazer para melhorar a cidade de Porto Velho?
Hildon Chaves: - Na verdade, Sandra, eu entendo Porto Velho não precisa necessariamente de um ex-promotor, um ex-juiz a frente da prefeitura precisa de um candidato, de uma pessoa que reúna necessariamente todas as condições de honestidade para tocar a prefeitura de Porto Velho e precisa muito mais, Porto Velho precisa muito mais como eu estava falando, de um gestor de alguém que tenha pulso de alguém que entenda de gestão. Sandra, ao longo desses anos todos em paralelo, claro, ainda no primeiro momento na função de bastidor, junto com a minha esposa nós construímos um grupo educacional que hoje é o principal grupo educacional de Rondônia, a partir do nada. Meus amigos, eu não recebi herança eu não ganhei na loteria, tudo que nos fizemos Sandra foi com muito, mas com muito trabalho, com muita dedicação e com muita responsabilidade. Essa minha experiência como gestor privado me credencia, me capacita, me habilita a ser prefeito de Porto Velho. Porto Velho precisa de um gestor que tenha pulso, aliás, Sandra, essa participação dos empresários nesta eleição, o Brasil esta em transformação nós estamos vivendo uma eleição diferente, atípica, diferente de todas as outras nos estamos observando, por exemplo, hoje pela manha eu estive na concessionaria FORD de Porto Velho, na Mega Veículos, conversei com a dona Shirley Miranda, pessoa que eu conheço a vinte e dois anos a dona Shirley é candidata à vice-prefeita de Ariquemes, ela nunca se envolveu em politica, eu empresário candidato a prefeito de Porto Velho, também nunca fui candidato a absolutamente nada, o seu Roberto Orne, empresário do setor de navegação foi um dos fundadores da Dydyo aqui em Porto Velho, é um agro empresário muito forte em Sinop é candidato a prefeito de Sinop. João Doria em São Paulo, empresário é candidato a prefeito pelo PSDB, na verdade Sandra o que eu tenho observado é que os empresários que hoje junto com a classe trabalhadora, junto com a população toda do Brasil esta sofrendo, penando com a crise que os políticos colocaram o nosso país, esses empresários estão assumindo, tentando assumir o protagonismo também na politica.
Sandra: - Qual o senhor acredita que é a sua maior qualidade?
Hildon Chaves: - A sinceridade, Sandra.
Sandra: - A sinceridade. E o defeito?
Hildon Chaves: - A sinceridade. Às vezes eu passo alguns perrengues por conta de ser muito sincero.
Sandra: - Bom, o tempo de campanha foi reduzido, como é que o senhor pretende trabalhar o seu nome e as suas propostas em tão pouco tempo?
Hildon Chaves: - Esse é o nosso maior desafio. Tornar meu nome conhecido para a população de Porto Velho. Nós vamos ter trinta e poucos dias de programas eleitorais e eu estou, Sandra, visitando todas as empresas e participando de todas as reuniões que sou convidado, reuniões organizadas pelos vereadores em todos os bairros de Porto Velho. Isso pra mim tem sido uma experiência riquíssima eu estou conhecendo profundamente um lado de Porto Velho que a imensa maioria dos que estão me assistindo nesse momento não conhece.
Sandra: - O financiamento empresarial foi proibido pela justiça e isso quer dizer que o volume de dinheiro para investimento em campanha também foi reduzido. Então como fazer uma campanha com menos tempo e também com menos dinheiro?
Hildon Chaves: - Sandra existe a opção do fundo partidário, mas ele é muito limitado, principalmente para as capitais e os estados mais distantes do eixo Rio e São Paulo. A minha campanha está sendo custeada pelos meus recursos, eu já declarei isso ao Tribunal Regional Eleitoral, eu comecei a minha campanha, o dinheiro que eu destinei para a minha campanha está na minha conta para ser transferido para a conta de campanha. Eu optei Sandra, primeiro pela minha formação, pelo fato de ter sido promotor de justiça durante vinte e um anos, pelo meu caráter pela minha personalidade e eu não vou fazer nada de errado, eu sou o único financiador dela.
Sandra: - Na ultima eleição, um candidato disse que Porto Velho parecia uma favela. O senhor acha que Porto Velho parecia uma favela?
Hildon Chaves: - Não. Eu entendo que Porto Velho precisa ser tratado com mais carinho, com mais respeito pela população, Porto Velho precisa de muito, Porto Velho merece muito mais do que esta recebendo dos políticos tradicionais dos políticos que estão em Porto Velho a vários anos, eu não acho que Porto Velho parece uma favela, de forma alguma. Porto Velho é uma cidade humana, é uma cidade que precisa ser melhorada e precisa de alguém que esteja à frente da prefeitura, repito que tenha pulso que saiba administrar e que já tenha comprovado isso no passado. Porto Velho precisa de um verdadeiro executivo, nós vemos em Porto Velho, na prefeitura de Porto Velho três secretarias de estado para tratar do mesmo assunto, uma secretária de obras e outras duas, secretaria de projetos especiais, secretaria de serviços urbanos nos encontramos a secretaria de esportes dissociada da secretaria de educação, eu entendo que as duas coisas tem que andar juntos, a gestão da coisa publica Sandra, na verdade você que está nos assistindo, Porto Velho vai entregar um cheque em branco de um bilhão de meio de reais que é o orçamento de Porto Velho para 2017, para ser administrado pela pessoa que for eleita. Nós temos que escolher muito bem Sandra, essa pessoa tem que ter gestão, tem que ter pulso.
Sandra: - E as suas considerações finais?
Hildon Chaves: - Minhas considerações finais, Sandra, eu peço a você nosso eleitor, que está nos acompanhando nesse momento se você concorda, se você quer conhecer um pouco mais das nossas propostas procure por Hildon prefeito nas redes sociais, esse é o nosso perfil do facebook, nós temos o nosso site, Hildon.com.br, nossas propostas estão mais detalhadas lá, o nosso programa de televisão é pequeno, um minuto e dez como eu falei agora pouco, mas com seu envolvimento com seu engajamento, esse projeto não é apenas meu Sandra, eu não tenho vaidade eu não preciso e não pretendo viver da politica se eu quisesse vaidade eu estaria no ministério publico ate hoje como promotor de justiça, e estou hoje colocando o meu nome a disposição de Porto Velho, eu tenho um sonho, um sonho de melhorar Porto Velho, eu acredito que Porto Velho pode ser melhor, Porto Velho pode muito mais.
Sandra: - Eu agradeço a sua visita, agradeço sua disponibilidade de vir aqui mais uma vez, como vocês conferiram as perguntas são as mesmas para todos os candidatos e espero que vocês acompanhem. Muito obrigada a todos e até a próxima!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!