Quadro político atual exige candidatos mais qualificados

Quadro político atual exige candidatos mais qualificados

Quadro político atual exige candidatos mais qualificados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Num momento em que a população brasileira exige representantes políticos honestos e capazes de realizar algo efetivamente em prol da melhoria da qualidade de vida e do bem comum, a qualificação do candidato deve ser a palavra de ordem nas próximas eleições. É hora de dar um basta aos políticos carreiristas, esses com um, dois, três, cinco mandatos que usam como meio quase que exclusivo para defender interesses particulares. Não por outro motivo que entrar para a vida política virou sinônimo de enriquecimento ilícito.

Neste ano de eleições para vereadores e prefeitos, os eleitores deverão estar mais atentos na escolha de seus representantes. O momento sugere renovação geral e, de forma bastante saudável, está oportunizando o surgimento de gente nova, de jovens com novos pensamentos e novos conceitos sobre política e sua aplicação em prol da comunidade.

Entre os muitos jovens que não temem o desafio de fazer um trabalho diferente, está a assistente social Branca Leão. Nascida na pequena São Benedito do Rio Preto, no Maranhão, aprendeu desde cedo com o pai a ajudar os mais necessitados. Seu pai acolhia na casa da família pessoas que estavam de passagem pela cidade e não tinham onde pernoitar, assim como crianças de conhecidos que queriam estudar mas que os pais moravam na roça.

Foi um aprendizado que incorporou à sua vida e que fez com que desistisse do curso de direito, já no terceiro ano, para formar-se em assistência social, profissão para a qual estava vocacionada e demonstrava ampla aptidão profissional. Voluntária na Apae e na Pastoral Carcerária, logo depois de formada foi trabalhar na Secretaria de Assistência Social (Seas), onde pode desenvolver importantes trabalhos.

Esteve à frente, por exemplo, do grupo que atuou no acolhimento das primeiras levas de refugiados haitianos, em Porto Velho, acomodando-os e encaminhando para empregos dentro e fora do estado. Também trabalhou num dos programas sociais mais importantes do governo federal com o governo estadual, que foi a seleção de famílias para o programa Minha Casa Minha Vida.

Trabalhou ainda na Casa do Ancião, onde desenvolveu programas inovadores como o em que familiares deixavam seus idosos durante todo o dia e iam busca-los a noite.

Sempre em busca de novos projetos, fez concurso e foi aprovada para a Secretaria de Justiça e Cidadania, onde desenvolveu outros projetos muito importantes. Um deles foi um centro de identificação implantado no presidío Urso Panda, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Com isso, não foram mais necessárias as escoltas para levar apenados até o Shopping Cidadão para tirar documentos que passaram a ser tirados no próprio presídio, em 48 horas. Isso economizou recursos financeiros e aumentou a segurança.

Com a experiência adquirida no programa Minha Casa Minha Vida, desenvolveu um programa de habitação destinados aos servidores da Sejus, cujas primeiras 98 casas serão entregues em breve.

É de jovens com esse perfil que a política brasileira precisa. Gente que com as mínimas condições oferecidas, conseguem fazer algo realmente de grande alcance. Dedicada às causas sociais, Branca Leão diz ter em mente muitos outros projetos que serão apresentados à sociedade portovelhense no momento oportuno. Focada em projetos para o futuro, seu sonho, “sem falsa modéstia”, é se tornar a “melhor parlamentar da história de Porto Velho”, o que, convenhamos, pelo que vimos até aqui, não precisará de esforço extraordinário.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS