Vereador Sid pede pela AGEVISA ao Governo Estadual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Sid Orleans esteve visitando a Superintendência de Recursos Humanos do Governo do Estado e pediu pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia. O Parlamentar que estava acompanhado da Dra. Tânia Medeiros de Castro Souza, Diretora Executiva da autarquia, foi recebido pela Dra. Hercília Fonseca, adjunta da Superintendência, e solicitou agilidade para que a proposta de adequação do organograma da AGEVISA fosse avaliada pela Mesa de Negociação Permanente do Estado para que a Autarquia tenha uma estrutura mínima de funcionamento visando expandir a sua atuação nos 52 municípios do Estado.
A Agência hoje é responsável pela gestão estadual de todos os agravos de importância em Saúde Pública, ofertando assessoria e, na maioria das vezes, executando ações e mutirões nas subáreas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. “Muitas vezes os municípios não têm pernas e nem recursos então é a AGEVISA que arregaça as mangas e cai em campo para conter e controlar muitos surtos, pandemias que surgem de forma inesperada em alguma região”, explica Orleans.
A AGEVISA também mantém o Centro de Informações Estratégicas em Saúde – CIEVS, estrutura nacional que tem o objetivo de captar rumores, realizar diagnóstico prévio e gerar respostas rápidas que protejam a saúde das pessoas, ofertando a resposta social esperada pela população e de responsabilidade da gestão estadual. Esta estrutura, apesar de operante, não é oficial, segundo o vereador.
“Recebi informações que, tendo em vista o controle de gastos com pessoal, preocupação do Estado de Rondônia, toda a estrutura proposta foi orientada pelo próprio governador Confúcio Moura que é médico e entende que a vigilância em saúde é fundamental para o sucesso da saúde. Agora só falta a referida Mesa, presidida pela Dra. Helena da Costa, Superintendente Estadual de Gestão de Pessoas do Governo possa se reunir com os outros componentes para dar andamento do processo para em seguida ir para a Assembleia Legislativa de Rondônia para apreciação e votação.
“Acredito que teremos o apoio de todos os nossos deputados porque todos entendem a necessidade de avançarmos na melhoria da saúde do nosso Estado, finaliza o Parlamentar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!