Airton Gurgacz participa de Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com objetivo garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos de criança e adolescente, foi realizada na noite desta terça-feira (03) no Rondon Palace Hotel em Porto Velho, a abertura da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O deputado estadual Airton Gurgacz, representou o poder legislativo como Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
Airton Gurgacz destacou o papel da comissão, e o trabalho que vem desenvolvendo. Enfatizou os danos, muitas vezes irreversíveis, que as drogas estão causando aos jovens, elevando assim a um alto índice de suicídio de adolescentes. “Sem dúvidas, a falta de estrutura educacional e familiar, são os principais fatores que levam nossas crianças para as drogas, aumentando consideravelmente o índice de atos infracionais cometidos por jovens É preciso desenvolver políticas públicas pensando nisso” discursou.
Além disso, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos conselhos, de onde saem grande parte da problemática do grupo. “Com a comissão, conheci de perto a organização dos conselhos. É preciso uma estrutura sólida para definir diretrizes para a formulação das políticas públicas de atenção as nossas crianças e adolescentes. O poder público precisa olhar para os abrigos e casas de acolhimento, pois esses lugares estão em péssimo estado de conservação” finalizou.
O vice-governador Daniel Pereira, parabenizou o deputado pelo serviço desenvolvido no parlamento estadual, e recordou da gestão de Airton no executivo, também como vice-governador. “Sabemos o quanto Airton é esforçado, e desenvolve com dignidade o trabalho na Assembleia e na comissão que preside” elogiou. Daniel falou do avanço na saúde das crianças, e da evolução da nossa educação. Destacou também que se gasta 22 milhões para construir um abrigo para atender 90 adolescentes em conflito com a lei, enquanto para atender construir uma escola para atender 90 crianças, gasta-se apenas 5 milhões.
A conferência tem como tema central: “POLÍTICAS E O PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – FORTALECENDO OS CONSELHOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE”, e será realizado no período de 03 á 06 de novembro com representantes dos 52 municípios do estado.
Também participaram do evento o Secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos dos Reis; A Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; O Procurador Chefe do Ministério do Trabalho, Marcos Gomes Cutrim; A representante do CONANDA, Eliza Maciel; O promotor de Justiça, Marcos Tessila. Além de representantes do Poder Judiciário, e sociedade civil.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!