Deputado questiona critérios do governo para abater búfalos

Deputado questiona critérios do governo para abater búfalos

Deputado questiona critérios do governo para abater búfalos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Jesuíno Boabaid disse que o Executivo até agora não prestou as informações requeridas

A matança de búfalos na região de Costa Marques foi o tema do pronunciamento do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) na sessão desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Ele informou que o governo do Estado não atendeu às solicitações encaminhadas na última audiência pública realizada pela Casa de Leis. Segundo o parlamentar, o novo projeto encaminhado nesta quarta-feira ainda mantém algumas omissões e falhas.

De acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, a matança de búfalos é um projeto de grande importância por suas implicações, e não pode ser tratado de forma genérica. “Na realidade o governo do Estado não encaminhou o plano de manejo do Vale do Guaporé, para melhor respaldar a análise do Parlamento”, disse.

Informou o deputado sobre a existência de um levantamento feito ainda em 2005, dando conta da existência de 3800 búfalos na região da fazenda Pau D’Óleo, mas o governo sinaliza através do projeto, com a possibilidade de gastar R$ 1 milhão para abater cerca de 600 animais.

Jesuíno defendeu um novo levantamento, e ainda, após o devido encaminhamento dos documentos solicitados ao Governo, realizar-se uma nova audiência pública, inclusive para se debater o projeto de safári internacional, que é a nova proposta da Superintendência de Turismo do governo.

O discurso do deputado Jesuíno Boabaid sofreu rápidas intervenções. O primeiro aparte foi do deputado Jean Oliveira (PSDB), destacando se tratar de um gigantesco rebanho de animais selvagens, e por isto também deve ser estudado o que será feito após o abate, inclusive quanto ao consumo da carne dos búfalos.

O deputado Alex Redano (SD), destacou existir no cenário turístico internacional pessoas que gastariam uma fortuna para realizar estes abates de animais. Portanto, complementou, “deve ser aprofundada a análise deste projeto”.

Já o deputado Adelino Follador (DEM) defendeu que a matança seja feita de forma gradativa, com avaliações intermediárias, para se observar os impactos registrados.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS