“ A OAB/RO precisa de uma nova gestão”, defende Ernande Segismundo

“ A OAB/RO precisa de uma nova gestão”, defende Ernande Segismundo

“ A OAB/RO precisa de uma nova gestão”, defende Ernande Segismundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Advogado há vinte e cinco anos, Ernande da Silva Segismundo, 53 anos, vai encarar pela primeira vez uma eleição á presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia.

Com a experiência de quem já ocupou na OAB/RO a Presidência da Comissão  dos Direitos Humanos, da Comissão de Estágio e Exame da Ordem e da Comissão de Assuntos Legislativos, Segismundo avalia que chegou a hora de encarar o desafio que pode resultar na mudança de gestão na entidade que defende os interesses do advogados em Rondônia.

Organizador do “Movimento Questão de Ordem, a OAB pode mais”, o advogado se diz preparado para gerir os rumos da advocacia pelos próximos dois anos, caso eleito. Pré candidato á disputa pela presidência da Ordem (RO), Ernande Segismundo diz que não é oposição aos atuais diretores, mas ao modelo de gestão implantado.

Começamos nosso movimento com uma sugestão que logo foi acatada pelos demais candidatos. Defendo uma participação mais efetiva das mulheres na seccional. Hoje temos cerca de 18% de advogadas no Conselho, sendo que temos quase a metade de inscrições de mulheres, tanto que lancei a proposta de que nossa chapa teria pela primeira vez uma candidata ao Conselho. Depois que lancei essa proposta, as demais chapas incluíram os nomes de mulheres, isso mostra que nós impusemos essa pauta”, observa.

Mas em um ponto, o advogado assume ser oposição. Na verdade, um ferrenho crítico: O Processo Judicial Eletrônico (PJE), que segundo ele foi “ empurrado  goela abaixo” na OAB local. Depois de publicar um artigo onde criticava a implantação do sistema, ele viu seu posicionamento surtir efeito quando na semana passada, o Conselho Seccional se rendeu e requereu junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a suspensão do PJe no estado de Rondônia, afirmou.

“ Avaliamos hoje nossa candidatura como a segunda força no seio da classe. Estamos crescendo muito no interior e aqui na capital temos recebido grandes adesões. A gente percebe que a classe tem um senso crítico muito apurado para perceber a realidade da nossa secional. A imprensa tem divulgado insistentemente os problemas de gestão, isso demonstra que a OAB de Rondônia precisa urgentemente de uma nova concepção de gestão”, observou.

Segismundo ratificou que defende uma Ordem que seja sobretudo independente, que reencontre sua identidade histórica de interlocutora da sociedade e que seja uma Ordem propositiva com um diálogo aberto.

A OAB de Rondônia está isolada da sociedade há muito tempo e não pode, porque sempre funcionou como uma espécie de fiadora da democracia brasileira, como a principal garantia dos direitos fundamentais, de cidadania. Direitos que foram abandonados e estamos propondo essa retomada”, finalizou

Quem é o pré candidato

 Ernande da Silva Segismundo nasceu em Belém (PA), mas desde os dois meses de idade vive em Rondônia. Se intitula “beradeiro” e rondoniense de coração. Formou-se em direito na PUC de Goiânia em 1990. É casado com a jornalista Luciana Oliveira e exerce a profissão de advogado há vinte e cinco anos.

INSULTO A INTELIGENCIA

Nesta sexta-feira a OAB/RO em nota a imprensa, insultou a inteligência dos advogados e moradores deste estado. Referindo-se a publicações de advogados em redes sociais sobre reais protestos em cartório, disseram que tais afirmações seriam mentirosas.

Para se restabelecer a verdade, fique bem claro que a OAB/RO foi protestada de fato e que se hoje apresentaram uma certidão negativa do cartório, foi porque correram para pagar e baixar os títulos.

Então fique bem claro que a gestão está sim deficiente em equilíbrio de finanças, que foi protestada e na tentativa de criar uma cortina de fumaça, apresentaram uma certidão de ‘nada consta’ depois de pagarem os títulos vencidos.

Também não passou despercebido que na nota informativa não tocaram no assunto “Serasa”, onde foram inscritos no cadastro de maus pagadores pela Eletrobras / RO.

Para completar o martírio da atual gestão, cresce o rumor com apuração em andamento que haveria também um suposto atraso no recolhimento do FGTS dos funcionários da ordem.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS